TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula - Galinha Ruiva

Dissertações: Plano De Aula - Galinha Ruiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  4.322 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

1 em 1 pontos

Leia o texto e marque a alternativa correta.

“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva, então, que a prática leitora do livro infantil deve se manifestar no convívio da sala de aula.”

(MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000, p. 15)

Disponível em <http://www.cintiabarreto.com.br/literatura_infantil/questoessobreliteraturainfantil.shtml>. Acesso em 25 mai. 2012.

Resposta Selecionada: e.

O texto literário ultrapassa o caráter pedagógico, pois o livro, assim como a arte, é plural, possibilitando ao leitor diversos sentidos e, portanto, diversas possibilidades interpretativas.

• Pergunta 2

1 em 1 pontos

Aponte a alternativa que NÃO apresenta características do texto literário.

Resposta Selecionada: e.

Na literatura, o autor prende-se à norma padrão da língua, visto que a escrita literária é pautada em um conjunto de saberes ou de habilidades de escrever e ler bem.

• Pergunta 3

1 em 1 pontos

Os contos de fadas podem ser encarados como uma jornada em quatro etapas, sendo cada etapa da jornada uma estação no caminho da autodescoberta: travessia, encontro, conquista e celebração.

Considere os trechos dos contos de fadas e as etapas que seguem.

I. “O tempo passou depressa e, dali a três meses, a moça partiu tristonha para o castelo daquele terrível homem.” – ENCONTRO. (A Bela e a Fera. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p.12.).

II. “A notícia do casamento não demorou muito tempo para chegar até os ouvidos da rainha.

Ela foi correndo perguntar para o espelho mágico quem era a futura princesa:

_ Diga logo, espelho meu: essa moça é mais bela do que eu? (...)

_ Sim, querida rainha. A moça é Branca de Neve e continua sendo mais bonita que você.

Primeiro a rainha ficou com tanta raiva que começou a esmurrar o espelho. Mas depois, (...) caiu no chão e ficou reclamando da vida. E está assim até hoje.” – TRAVESSIA. (Branca de Neve. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 24).

III. “Uma semana depois, a princesa e o príncipe se casaram, numa festa maravilhosa que até hoje todo mundo comenta. E ficaram morando naquele mesmo castelo, onde tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre.” – CELEBRAÇÃO. (A Bela Adormecida. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 24).

IV. “E não acabou de falar, porque Maria deu um empurrão nela com toda a força, trancando a bruxa dentro do forno. Depois, a menina correu para o porão e soltou João.” – CONQUISTA. (Joãozinho e Maria. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 19-20).

Está(ão) correta(s) a(s) relação(ões):

Resposta Selecionada: e.

III e IV.

• Pergunta 4

1 em 1 pontos

Considerando que o autor literário capta a realidade pelos seus sentimentos, explorando as possibilidades linguísticas e as manipulando em níveis semântico, fonético e sintático, marque a alternativa que representa a criatividade do autor no nível fonético.

Resposta Selecionada: a.

Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( … )/ O lobo ficou chateado. ( … )/ LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( … ) (Chico Buarque)

• Pergunta 5

1 em 1 pontos

Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.

I - O núcleo problemático do conto é existencial, pois o herói e a heroína buscam a realização pessoal.

II - Os obstáculos ou as provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína do conto.

III - Para fugir da repressão, os autores dos contos usavam, notadamente, animais personificados como personagens de suas histórias.

Está correto o que se afirma apenas em

Resposta Selecionada: e.

I e II.

• Pergunta 6

1 em 1 pontos

As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com