TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Interdisciplinar Para Educação Infantil

Exames: Plano De Aula Interdisciplinar Para Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  5.278 Visualizações

Página 1 de 4

A TAPIOCA EM BRASILIA DE MINAS

A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo. O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi. Esta palavra tupi se refere ao processo pelo qual o amido é feito comestível e passou um se referir a processos de preparo similares.

Em nossa cidade, o município de Brasília de Minas, a tapioca é chamada de beijú. A iguaria é tão apreciada e popular aqui, que criou-se uma festa municipal em homenagem à ela, a "Festa do Beijú", onde a população se reúne para ouvir cantores regionais e apreciar a comida feita na hora, vendida e também distribuída gratuitamente em diversas barraquinhas espalhadas. O local é todo enfeitado com bandeirolas e flores artesanais, as escolas públicas da cidade levam seus alunos que fazem diversas apresentações folclóricas.

Acredito que a culinária enquanto patrimônio de uma região, tende a fortalecer nos indivíduos um senso de cidadania e identidade quando permite a preservação de tradições e costumes de um povo. Vivemos num época de tanta modernidade e praticidade, onde imperam, na alimentação, os alimentos enlatados e as refeições feitas isoladamente. Atualmente a família perdeu o momento em que se reunia para as refeições, hoje cada um se vira como pode, ocasionada principalmente pelo capitalismo consumista, a correria diária das pessoas as deixam sem tempo de fazerem atividades antes rotineiras e corriqueiras, tornando atividades simples como tomar um "cafezinho" e conversar cada vez mais raras e inconstantes.

Sobretudo nas cidades interioranas e pacatas, é costume ver receitas sendo passadas de geração para geração. Com o beijú ou tapioca não é diferente, cada um faz da sua maneira, variando os recheio e o modo de preparo. Em nossa cidade é gostoso ver que ainda se preserva a tradição de se preparar os alimentos à mão e ver que as pessoas não perderam o gosto por esse alimento tão tradicional e cultural.

CURIOSIDADES

* No resto do mundo, vários produtos derivados da fécula da mandioca são também chamados de tapioca.

* Os recheios darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida. O recheio pode ser apenas com manteiga e/ou com coco fresco ralado e/ou queijo, mas versões mais modernas podem incluir leite condensado, goiabada com queijo, banana, morango, chocolate e várias outras.

* A tapioca a faixa litoral leste do território brasileiro desde o sul até o norte, foram os responsáveis pelo domínio comestível da mandioca. A mandioca, produzida sob o sistema da agricultura de subsistência, era a base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral. A tapioca nasceu através da necessidade de diminuir o tamanho do beiju e poder passar a ser cozida no fogo.

* Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania Hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Na cidade de Olinda se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca, extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá (Pernambuco).

* A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os Jês, na Amazônia oriental. Ainda, se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o nordeste.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema: Culinária (Tapioca)

Conteúdo:

- Ensino de Artes e Música: Confecção de instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com