TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Ensino

Artigos Científicos: Plano De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE ENSINO

6º/7° SEMESTRES

1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: Bacharelado em Administração

Disciplina: Gestão das Informações Organizacionais

Carga Horária Semestral: 60 horas/aula

Professor: Léa Virgínia Ribeiro Alencar

Período Letivo: 2010.1

2. EMENTA

Identificar, selecionar, comunicar e utilizar as informações necessárias ao processo de gestão empresarial em especial a informação estratégica e o modo como o sistema de informações possa contribuir para a vantagem competitiva da organização. Quesitos fundamentais relevantes para a gestão do capital intelectual, destacando-se a gestão das informações pertinentes a marcas e patentes, da monitoração ambiental e da análise crítica do desempenho global da organização.

3. OBJETIVOS

GERAL

Contribuir para o desenvolvimento do processo de planejamento levando em conta as tendências da economia, do mercado, das necessidades do cliente, da atuação da concorrência, das tecnologias, do mercado de trabalho e do ambiente legal e social, e transforme as informações levantadas em parâmetros úteis para dirigir os planos. Estudar a gestão das Informações na organização e a gestão das informações comparativas em relação à análise crítica do desempenho dos resultados.

ESPECÍFICOS

a) Selecionar e utilizar informações necessárias para apoiar os projetos da organização;

b) Selecionar os principais tipos de informação relacionados aos principais processos e metas da organização;

c) Disponibilizar e disseminar a informação aos usuários para assegurar a consecução das metas da organização;

d) Conhecer e apreender os princípios da gestão das informações comparativas, com ênfase: na seleção e utilização de informações comparativas com vistas a promover a melhoria do desempenho global da organização;

e) Compreender os quesitos de uma análise crítica do desempenho da organização

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

a) Cultura da informação: O papel do administrador de sistemas de informação; Cultura da informação; Primeira regra da cultura da informação; Cultura da informação adequada à empresa.

b) Informação estratégica: Informação e vantagem competitiva; Vantagem competitiva. Tipos de vantagens competitivas. Fontes de vantagens competitivas. Conceito de sistemas de informação eficientes. Informação estratégica como processo.

c) Visão de futuro: um perfil organizacional antecipado; A visão e os autores de estratégia; A estratégia na visão; Funcionalidade interna; Gestão sistêmica.

d) Sistema de informações como fonte de Vantagem Competitiva: Informações gerenciais e operacionais; Tipos de sistemas de informações gerenciais; A evolução dos sistemas integrados de gestão; Características de um SIG (Sistema de Informação Gerencial); Importância do ERP (Sistema Integrado de Gestão) para as organizações; ERP como fonte de vantagem competitiva; Desenvolvimento e implantação de sistema de informação; Ferramentas CASE;

e) Gestão do capital intelectual: Capital intelectual. A gestão de marcas e patentes.

f) Monitoração ambiental: Monitoração ambiental: conceito e importância. Monitoração da estratégia de posicionamento. Monitoração da estratégia competitiva. Monitoração da qualidade do negócio. Gestão da monitoração ambiental.

g) Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com