TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Ensino

Trabalho Universitário: Plano De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto: Entre no ritmo da música

Justificativa:

A música é uma linguagem, feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se feliz cantando, desde pequenas e até mesmo sozinhas, em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo, sacudindo ao máximo seu corpo, pernas e braços.

E por essa razão que se associa música ao movimento. Na educação infantil música deve proporcionar as crianças às mesmas alegrias que sentem ao brincar fora da escola.

Para que isso aconteça, é necessário que a criança seja incentivada a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. A música e as brincadeiras também representam um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento cógnito na educação infantil a música é uma linguagem que se traduz em formas capazes de comunicar sensações, sentimentos, e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e silêncio. Ela fala diretamente aos sentidos e por essa razão esta ligada a percepção e vem desempenhando um papel importantíssimo no desenvolvimento do ser humano.

A música representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio, felicidade e autoestima para o individuo, através de seu poder criador, torna-se um poderoso recurso educativo a ser usada na educação infantil. A música desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons, portanto deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o individuo a se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o autocontrole, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição, direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, a percepção de silêncio, auditiva e visual de maneira ativa e refletida. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem.

Objetivo geral:

• Por meio da música contribuir para, a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos".

Objetivo específico:

• Explorar a música em diferentes ritmos.

Aprender como ação educativa a expressão e a criatividade usando a música seja por meio da dança, da oralidade, da voz do corpo, dos instrumentos musicais.

• Aprender de forma lúdica a música possibilitando a construção do conhecimento, pois através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.

• Ensinar às crianças noções básicas da teoria musical, como: ritmo, pulsação, melodia, timbres, tipos de instrumentos, altura dos sons e outros.

• Apresentar as fontes sonoras de tudo que produz sons por meio, da voz, pelo corpo, por objetos, instrumentos musicais e os sons da natureza.

• Estimular o cérebro da criança para beneficiar o desenvolvimento da linguagem.

• Exercitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com