TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Gestão Ambiental

Monografias: Plano De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

Lídia Ferreira da Luz

DESCRIÇÃO DA ESCOLA

A Escola Família Agrícola de Uirapuru (EFAU) é um projeto educativo do campo que através da Pedagogia da Alternância visa atender as necessidades educacionais do povo camponês, considerando as dimensões ambientais, políticas, culturais, éticas, estéticas e econômicas tendo como referências as relações sociais, a produção de valores, conhecimentos e tecnologias mais humanas na busca constante da transformação social, desenvolvimento sustentável e combate ao êxodo rural e suas conseqüências.

Iniciou seus trabalhos no ano de 2002 e começou com suas atividades educacionais no mês de janeiro do ano de 2004 com a primeira turma de aproximadamente 60 jovens cursando o Ensino Médio e Técnico de Nível Médio em Agropecuária. Atualmente a Escola trabalha o mesmo curso com jovens e adolescentes que tenha terminado o Ensino Fundamental, com um foco maior aos jovens do campo, contudo não excluindo jovens do meio urbano.

As EFAs utilizam em sua metodologia a Pedagogia da Alternância, os alunos da Escola Família Agrícola de Uirapuru que são de sete diferentes municípios (Uirapuru, Campinaçu, Goiânia, Colinaçu, Mundo Novo, Uruaçu e Nova Crixás), ficam internos: 15 dias na escola para cursar as disciplinas do Ensino Médio e as da área Técnica de Nível Médio em Agropecuária; e 15 dias nas suas casas para desenvolverem com a família o que aprenderam na escola.

Alem das aulas teóricas os alunos possuem na matriz curricular determinada quantidade de horas para atividades práticas que complementam as teóricas. Desenvolvem atividades culturais, participam de cursos e palestras com temas diversos, participam de intercâmbios de aprendizagem regionais e nacionais dentre outras atividades.

A Escola Família Agrícola de Uirapuru é mantida por doações e pela Associação de Pais e Alunos da Escola Família Agrícola de Uirapuru (AEFAU) que se trata de uma associação sem fins lucrativos que busca recursos através de projetos e convênios com prefeituras e entidades públicas e privadas, governamentais e não governamentais nacionais e internacionais visando a implantação de projetos de caráter educativo.

A escola possui 12 funcionários, sendo que são: duas cozinheiras, três professores, uma coordenadora pedagógica e uma secretária, pagos pela prefeitura municipal de Uirapuru; um veterinário, uma agrônoma e dois auxiliar de serviços gerais, pagos pela Associação de Pais e Alunos da Escola Família Agrícola de Uirapuru; e um voluntário.

A Escola Família Agrícola de Uirapuru situada na zona rural GO 153, Km 29, a aproximadamente três quilômetros da cidade no município de Uirapuru/GO declara em seu estatuto que um de seus objetivos é “Buscar a promoção e o desenvolvimento rural sustentável através da educação e formação dos jovens, valorizando o espírito de solidariedade, respeitando o meio ambiente” (Cap. II Art. 2° inciso III).

Através da análise feita pelo grupo de docentes do 3º (terceiro) semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na propriedade onde se encontra a Escola Família Agrícola de Uirapuru que possui 2 alqueires, pode – se diagnosticar que são necessárias certas mudanças de hábitos para com os alunos a serem feitas pela entidade para que haja uma melhoria no desempenho ambiental.

A escola não possui nenhum Sistema de Gestão Ambiental, contudo o que se observa é que na medida do possível funcionários conhecidos pelos alunos como “monitores” e grande parte dos alunos sendo a maioria os que já estão concluindo o curso possuem bons hábitos como o de varrerem ao invés de lavar as salas de aulas com isso economizando água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com