TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios Escola De Dança

Trabalho Escolar: Plano De Negócios Escola De Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 15

Apresentação do Negócio

Escola de dança de salão é um negócio que está relacionado à socialização. Através da dança as pessoas ampliam seu círculo de

amizade, se divertem e desenvolvem novas habilidades.

A dança ainda proporciona uma atividade para o exercício físico que pode trazer benefícios à saúde, lazer e bem estar.

A dança de salão atrai clientes de todas as idades, porque tem uma variedade de ritmos que satisfaz todas as faixas etárias.

O público alvo varia de acordo com o ritmo da dança. Estilos como a salsa e o merengue atraem mais o público jovem, enquanto o bolero e a dança tradicional de salão são os ritmos preferidos da terceira idade.

De acordo com os empresários do setor, a maior procura, atualmente, é pelo forró, bolero e salsa, e as pessoas que mais procuram as aulas pertencem ao sexo feminino.

As aulas podem ser oferecidas na modalidade particular ou em grupo, sendo que as aulas em grupo podem ser por ritmo ou por pacote de estilos.

Mercado

Segundo a Associação Nacional de Dança de Salão (Andanças), o número de praticantes das várias modalidades de danças cresceu 30% entre 2005 e 2006, segundo o empresário baiano Edson Henrique, 42 anos. "Quem curte sair à noite para conhecer gente bonita, paquerar e se divertir, tem que saber balançar. É lindo ver os salões lotados de adolescentes e pessoas da 'melhor idade' dançando juntos. Os jovens estão aderindo cada vez mais!".

O mercado voltado para o público mais jovem está em ritmo de expansão, como comprovam os números. No último Congresso

Internacional de Danças Brasileiras, realizado em abril deste ano, 70% dos participantes tinham até 25 anos.

A maior demanda ocorre entre os meses de março e novembro. Nos últimos anos a mídia vem mantendo a dança de salão em

evidência. Tudo começou com a novela “O Clone”, que criou uma febre da dança do ventre e tem se mantido através de programas como Domingão do Faustão da Rede Globo de Televisão e seu quadro de sucesso, “Dança dos Famosos”. Outras emissoras de televisão também possuem programas similares.

O mercado de escola de dança de salão é segmentado em infantil, adolescente, adulto e idoso.

O mercado da terceira idade começa a ser visto como um ótimo potencial para a realização de negócios pelos diversos segmentos do

mercado. Até mesmo segmentos mais tradicionais passam a dar mais atenção à população da terceira idade. Escolas de dança de salão

atraem não apenas pela preocupação com a saúde, mas também pela oportunidade de ocupação do tempo e a socialização. Relacionada à qualidade de vida, a dança de salão é apontada pelos especialistas como uma das maiores tendências de comportamento atualmente.

As escolas de dança de salão sofrem uma competição bastante forte das academias de ginástica, que vêm oferecendo aulas de dança de forma crescente e também, dos métodos de ensino a distância como: vídeo-aula, filmes, livros e etc.

Localização

A escolha do ponto comercial é de grande importância para o sucesso de uma escola de dança de salão.

Os fatores urbanos relacionados à segurança do local são itens muito importantes na localização, logo, é necessário observar a existência nas proximidades de terrenos baldios, imóveis abandonados e com má conservação e zona de prostituição, como também é importante observar a iluminação das ruas próximas. Ruas escuras e pouco iluminadas afugentam os clientes.

Um dos fatores mais importantes na localização da escola de dança de salão é a facilidade de acesso para os clientes, por essa razão, as áreas residenciais ou comerciais onde haja alta concentração de renda são pólos de atração de clientes, e por isso devem ser priorizados no momento da escolha.

Deve ser considerada a existência de transporte urbano e a facilidade de estacionamento nas proximidades.

Exigências legais específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

-Junta Comercial;

-Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

-Secretaria Estadual de Fazenda;

-Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

-Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da Constituição e até o dia 31 de

janeiro de cada ano a Contribuição Sindical Patronal);

-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

-Corpo de Bombeiros Militar.

-Conselho Regional de Educação Física – para registro dos professores de dança;

Além do cumprimento das exigências acima, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de escola de dança de salão no local.

Estrutura

A estrutura de uma escola de dança de salão está relacionada ao perfil do cliente que será alvo do negócio e aos serviços que serão ofertados. Uma estrutura padrão para um negócio de pequeno porte pode ser composta de um ambiente de recepção, sala de aula, banheiros, lanchonete, loja para a venda de produtos e área de administração.

Recepção – É o ambiente do primeiro contato com o cliente, geralmente formada por um balcão de atendimento, onde os alunos

resolvem as questões relacionadas a matrícula, pagamento de mensalidades, informações gerais e outros assuntos de ordem

comercial.

Sala de aula – É o ambiente utilizado para as aulas de dança. Deve ser claro e arejado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com