TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios-Natura

Dissertações: Plano De Negócios-Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  8.369 Visualizações

Página 1 de 16

Plano de Negócios da Loja Natura

Mais

Parte inferior do formulário

PLANO DE NEGÓCIOS

Endereço: Rua Oscar Freire, 1022- Jd. América-São Paulo-Sp

Autor(es): Fernanda Peneluppi e Sandra Cristina,São Paulo – SP, 20de maio de 2013.

Sumario executivo:

– Descrição do Negocio: Tem como objetivo apresentar a implantação da Loja Natura na rua Oscar Freire que é considerada a 8 rua mais charmosa do mundo onde essa rua reúne os mais renomados hotéis, restaurantes e lojas que oferecem o que é de mais atual no Brasil e no mundo. A loja Natura vem para comercializar seus produtos no ramo da Cosmética que atendam o público de São Paulo na busca por um lugar atrativo e acolhedor.

– Mercado :Os fatores que explicam o crescimento do consumo de cosmético no Brasil continuam ligados não somente à melhora do poder de compra, mas, sobretudo, às ações de promoção do produto, melhoria da qualidade, cosméticos diferenciados e de alta qualidade, atualmente, o prazer passou a ser um elemento importante para o consumo de cosméticos.

– Localização: Localizado em São Paulo Capital, ao lado de hotéis, restaurante e lojas mais renomados da cidade onde se concentram um grande fluxo de pessoas.

– Concorrência: Os produtos e serviços oferecidos pela Loja Natura são diferenciados não tendo em São Paulo uma empresa que seja concorrente direta, podemos contar com uma concorrência em partes como os shopping , outra marcas de lojas de cosméticos, onde os ambientes não proporcionam bem estar e prazer em comprar um produto de beleza.

– Gerenciamento: O gerenciamento será conduzido com um conceito inovador que envolve a diferenciação pela excelência no atendimento, focada em um público específico considerado mais rentável em uma total integração entre os setores, com uma visão holística do negócio, onde essa imagem única é essencial para que cada um cumpra o seu papel, conduzindo a empresa à uma gestão competitiva. Cada ocupante de cargo de comando exerce um conjunto de atividades que vão do planejamento ao controle.

– Equipe: A loja Natura contará com uma equipe treinada para o atendimento diferenciado e com a presença dos proprietários diretos nas ações. Todos tem a mesma missão, se estabelecer no mercado buscando desafios promissores, ganhando mercado não só de São Paulo, mas de outros estados brasileiros, unindo experiências na área de administração, vendas, negociação junto a fornecedores. A equipe da Loja Natura tem motivação de buscar e gerar resultados que venham nos colocar entre as maiores Lojas do ramo de cosméticos de São Paulo e do Brasil.

– Dados Financeiros: A empresa possui reserva bancária não havendo necessidade de empréstimos, destacando que um dos pontos positivos percebidos na análise e no planejamento financeiro do empreendimento é a independência, ou não necessidade, de financiamento dos investimentos iniciais com capital de terceiros. Com o capital social total previsto, é possível estabelecer a empresa e manter uma reserva de capital de giro suficiente para o auto-sustento.

CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO:

A EMPRESA- Loja Natura tem ambiente aconchegante, diferenciado e descontraído onde Fos clientes podem encontrar linhas inéditas e lançamentos exclusivos e participar das suas programações que abrangem desde massagem, cursos de automaquiagem até palestras.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA- Nome da Empresa: Loja Natura ,Atividade: Cosméticos Forma Jurídica: Sociedade Ltda. Regime tributário: Microempresa CNPJ: Razão social: Fernanda Peneluppi Migliori Ltda. Endereço: Rua Oscar Freire 1022.

EMPREENDEDORES- Fernanda Peneluppi -Bacharel em Gestão de Marketing graduada em Administração de Empresas- gerente de finanças. Sandra Cristina- Bacharel em Administração de Empresas experiência em atendimento ao público.

ESTRUTURA DO ESTABELECIMENTO-

OBJETIVOS - Ser um local de referência na região e oferecer um espaço acolhedor para a Loja Natura estabelecer um diferencial no mercado.

MISSÃO -“Aproximar os que buscam qualidades nos cosméticos, com produtos e serviços diferenciados com foco na excelência do atendimento”.

ANÁLISE ESTRATÉGICA:

Força – A dedicação e o mesmo objetivo de todos da equipe vem reforçar as expectativas da empresa, ter entre nossos sócios uma profissional que conhece este mercado(Fernanda) e alguém acostumada a liderar equipes(Sandra) nos coloca mais seguros no empreendimento, a localidade de nossa primeira loja é previlegiada e nosso serviço, atendimento, e qualidade de nossos produtos são fatores que nos coloca em um projeto inicial de sucesso e futuro promissor.

Fraqueza- Não estar anteriormente no mercado nos coloca em desvantagem diante de outras empresas do mesmo segmento que já tem bom tempo de mercado e nome forte na praça.

Oportunidades-Mostrar diferenciais no atendimento, produto e ambiente que no destaque das demais empresas.

Ameaças- Empresas de grande capital como concorrentes.

Diante desta análise, foi possível determinar os fatores críticos para o sucesso da Loja Natura.

-Equipe jovem com visão de expansão.

-Manter-se no mercado e solidificar nosso nome.

-Diferencial no atendimento.

-Capitalização da empresa e evolução de marketing.

-Busca de novos investidores.

A Natura tem determinação de ações inovadoras e busca excelência em relação a nosso atendimento, primando que atender bem seja uma arte, pois nossos clientes devem estar sempre em primeiro lugar. Buscamos parceiro que queiram investir na Loja Natura para a expansão de lojas e fortalecer ainda mais nosso nome no mercado.

Análise do Mercado para Lojas de Cosméticos: O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deve crescer ligeiramente abaixo em 2013, disse o presidente da Natura, Alessandro Carlucci, em teleconferência a analistas realizada sobre o resultado da companhia no primeiro trimestre.

No ano passado, o mercado  fechou com faturamento de R$ 24, 2 bilhões, alta de 15,6%, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp).

“A renda das famílias e o aumento do salário mínimo, menor em 2013, está diretamente relacionado ao crescimento deste mercado”.

A Natura vai lançar uma nova linha de produtos com preços mais baixos em diferentes categorias de higiene pessoal. Nesse segmento, a Natura perdeu 1,5 ponto percentual de participação de mercado no ano passado, principalmente em produtos para cabelos e desodorantes.

O plano deve se concretizar no fim do segundo trimestre, quando os produtos começam a ser vendidos pelas consultoras e nas lojas da Natura.

Alessandro Carlucci não detalhou a estratégia para a nova linha. “Neste ano vamos recuperar nossa participação com inovações. Fizemos teste de preço e vimos que a canibalização foi baixíssima.”

A empresa investe há um ano nesse projeto, com o teste dos novos produtos de higiene pessoal em algumas cidades do interior paulista como Ribeirão Preto, Franca e São José dos Campos.

Sazonalidade: O início do segundo semestre de 2012 não está sendo nada fácil para o segmento de HPPC, principalmente em relação aos fabricantes e importadores de produtos de consumo sazonal, como os cosméticos coloridos (make-up) e para proteção solar.

Com a expectativa de que haveria muitas coisas boas para acontecer, a exemplo da revogação de parte do Decreto nº. 79.094/77, relativa a produtos (artigo 49); da atualização da legislação de produtos infantis (o que não é comum aos demais países do Mercosul), em consulta pública que vai até 30 de outubro deste ano; da alteração na dinâmica do critério de prioridade analítica das petições de registro no que tange a alterações e inclusões; e da tão aguardada notificação para os produtos de grau 2. E o que aconteceu de fato? A greve!

Hoje, no pós-greve, para alguns grupos de produtos resta reparar o reparável no que diz respeito às ações de mercado referentes, por exemplo, aos produtos sazonais, principalmente às extensões de linha de produtos de make-up com o lançamento previsto das novas coleções primavera-verão, incluindo os esmaltes e os produtos destinados à proteção solar.

Essa gama de produtos decorativos dos quais o Brasil é o terceiro consumidor global e a de produtos de proteção solar, dos quais somos o segundo maior mercado no top 10 mundial, têm uma característica muito singular: a forte dependência externa no que se refere aos seus ingredientes principais (corantes, filtros físicos e químicos). Devido à pureza e a complexidade tecnológicas requeridas na fabricação desses ingredientes, durante um longo prazo, para não dizer “nunca”, não estarão disponíveis de produção local, com base nos requerimentos atuais.

Com a greve, portos e aeroportos foram atingidos e as importações desses ingredientes e produtos finais ficaram a mercê do retorno demorado às atividades normais, tendo sido assegurada sua inspeção e liberação por decisões judiciais nas raras ações impetradas pelo setor.

Além de depender da importação de seus principais ingredientes, o grupo de produtos de make-up requer uma logística ainda mais complexa para seu desenvolvimento, seu registro, sua produção e sua distribuição. Além disso, depende, fundamentalmente, das tendências da moda definidas pelo segmento de vestuário.

Assim sendo, o desenvolvimento desses produtos somente pode ser iniciado após a definição dessas tendências da moda. Portanto, são produtos que exigem uma dinâmica prioritária em sua elaboração, incluindo a aprovação sanitária em um timing até hoje não alcançado pelo órgão responsável por seu deferimento para aqueles produtos classificados como do grupo 2. Essa demora frequentemente se deve ao acúmulo de processos pendentes, causado pela indisponibilidade de pessoal técnico necessário para o atendimento da demanda, na forma requerida.

Tudo isso é uma microparte das consequências advindas da falta de uma política industrial ampla que contemple as cadeias produtivas essenciais e assegure às demais sua consolidação e seu fortalecimento. Para isso são necessários instrumentos que coíbam a paralisação de setores oficiais, para que haja desembaraço aduaneiro e das demais ações atreladas, como a liberação sanitária.

Essas atividades são essenciais para o país em seu estágio atual. Por essa razão, a simples alegação de que esses serviços estão em estado de greve não justifica a omissão das autoridades em cumprir suas obrigações.

A falta de vocação de grande parte dos gestores públicos responsáveis por esse processo, de forma abrangente e crescente, é responsável por ações pontuais e temporárias que atendem a privilégios setoriais. Porém, ao contrário, essas ações deveriam ser voltadas para a indústria brasileira como um todo.

Não basta ser líder de consumo, é necessário assegurar o crescimento sustentado de sua produção e sem fragilidades.

Perfil do Consumidor – No universo de clientes potencias, encontra-se o público-alvo da Loja Natura: Universitários,jovens, estudantes,pessoas e organizações ,empresários, bancários, moradores da região. O cliente busca ainda o bem-estar, a qualidade, o bom atendimento, além, é claro, agradável fragrância dos seus produtos e embalagens modernas. Aprecia também o bom ambiente, pois quer se sentir à vontade, aconchegante, confortável. Além disso atende a todas as idades desde classe média a classe média alta onde dedica cerca 10% da sua renda em cosméticos.

Fornecedor- Nossos fornecedores é a própria Indústria Natura.

PLANO DE MARKETING:

Foram pesquisadas informações sobre o mercado de cosméticos, os equipamentos necessários, os produtos que podem ser comercializados, e os custos para estabelecer um empreendimento como esse, e não foi identificado nenhum na região.

OBJETIVO- O objetivo do plano de marketing da Loja Natura é a descoberta, atração, conquista,,manutenção e expansão de mercados para a empresa Natura. Mais especificamente, a meta é captar 2% do universo de clientes potenciais (público que frequenta a região), o que soma 1100 pessoas, para então fidelizar a parcela mais rentável deles.

ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO DO MERCADO- Pela estratégia de segmentação utilizada, que depende do estilo de vida do público para atender as suas necessidades de cultura e lazer, o foco de mercado da Loja Natura está em clientes com comportamento voltado para apreciação em ambientes elegantes e sofisticados. Com a estratégia competitiva para conquistar essa fatia de mercado é o bom atendimento,conceito inovador que envolve a diferenciação pela excelência no atendimento, focada em um público específico considerado mais rentável. A estratégia de posicionamento por atribuições ou benefícios procura mostrar a cada classe de usuário que o nosso serviço é o melhor.

VANTAGENS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS -O mix completo de serviços apresenta, em termos gerais, inúmeras características vantajosas (benefícios) para o cliente: Diferenciação: o cliente percebe algo de especial em nosso negócio. Ele sente que ficará satisfeito, pela maneira como o negócio funciona. Inovação: o negócio é novo e atual. Esta imagem deve ser constante. Mimosidade: excelência no atendimento para o cliente ficar sempre satisfeito.Valorização do cliente, respeito e seriedade: direitos do cliente são reconhecidos em todos os detalhes da operação (os próprios donos atendem os clientes). Interesse em satisfazer, resolver: o cliente será sempre ouvido e suas opiniões serão sempre consideradas A satisfação do cliente é mais importante do que a venda. Comodidade e beleza: é prazeroso freqüentar o ambiente Personalização: cada cliente nosso é especial.

PUBLICIDADE- Publicidade e meios de comunicação direcionada para o público específico que quer atingir. Meios de comunicação: o Panfletos o Faixas anunciando inauguração o Anúncio em lista telefônica.Promoções de vendas: o Cortesias variadas o Informativos o Catálogos de consultas.

PLANO OPERACIONAL E ORGANIZACIONAL:

LOCALIZAÇÃO- Na definição do Ponto para Instalação da Empresa, foi escolhido um local próximo ao público alvo, com grande circulação de pedestres e automóveis próximos ao centro bancário, e com estacionamento, consultórios, escritórios ou seja, um local de intensa movimentação sócio-cultural de público classe média a alta.

EQUIPAMENTOS- São necessários os seguintes equipamentos: cinco microcomputador completo; três impressoras; duas impressoras de cupom fiscal; gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de debito e credito; quatro balcões, duas mesas altas, espelhos, prateleiras para exposição do produto, três TV de plasma, enfeites de decoração, cinco cadeiras , dois sofás e utensílios diversos etc.

MÃO DE OBRA- Será necessária a contratação de 3 caixas, 5 balconistas,1 recepcionista e uma para limpeza geral.

EFICÁCIA GERENCIAL- As ações da empresa são conduzidas em uma total integração entre os setores, com uma visão holística do negócio, onde essa imagem única é essencial para que cada um cumpra o seu papel, conduzindo a empresa à uma gestão competitiva. Cada ocupante de cargo de comando exerce um conjunto de atividades que vão do planejamento ao controle. Estratégia, planejamento e gestão de pessoas: Definição dos princípios empresariais, da visão e dos objetivos e faz com que os colaboradores saibam dos objetivos da empresa; condiciona o clima da instituição; detecta oportunidades; define indicadores de desempenho com relação aos objetivos propostos. Desenvolve a atração e a manutenção de talentos como seus colaboradores; define programas de treinamentos; busca eficiência na alocação dos recursos humanos. Marketing e finanças: Ao conhecer as características dos mercados atendidos e a caracterização dos clientes, este setor define como será feita a divulgação da instituição no mercado,desenvolve sistemas de comunicação com seus clientes em potencial, difunde o hábito de consumo de seus serviços, dimensiona o seu mercado e detecta mercados alternativos. Também tem como função acompanhar a realidade orçamentária da instituição, analisar os níveis de rentabilidade, maximizando o valor investido na empresa por seus sócios. Operações: Define como o produto vai chegar mais eficientemente ao cliente; avalia alternativas que impulsionem as vendas através da qualidade do produto oferecido; desenvolve estrutura adequada e eficiente.

DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL- A questão estratégica, de planejamento, e de gestão de pessoas é definida em um conselho administrativo, e cada sócio atua tanto no operacional quanto no estratégico da empresa. A contabilidade e as operações de publicidade são terceirizadas.

DEFINIÇÃO DO FLUXO OPERACIONAL - Processos empresariais básicos: Diversos são os processos adotados pela Loja Natura referentes ao Atendimento ao Cliente. A personalização, ferramenta tecnológica utilizada para conhecer nosso cliente; o site que possibilita o conhecimento do produto; atendimento direto. Outros processos seriam operação de prestação de serviços, Contas a pagar, Controle de caixa/bancos, Controle de projetos, Contratação e administração de pessoal, e Desenvolvimento de novos serviços. Controles operacionais básicos Controle de estoques: Registra-se no Controle de Estoque as quantidades, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos adquiridos. Registram-se no Controle de Estoque as quantidades, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos vendidos. Calculam-se no Controle de Estoque o saldo em quantidades, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos que ficaram em estoque; Contas a pagar; Controle do disponível; Programação financeira diária e semanal; Controle de vendas (previsto X realizado); Controle de compras (previsto X realizado); Controle de pedidos (atendimento); Controle de produção (previsto X realizado).

PROCESSO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO- Ao entrar na empresa, o cliente é exposto ao seu clima, que é acolhedor e agradável, deixando o cliente confortável no ambiente. Os balconistas mostraram todos os lançamentos da loja proporcionando aos clientes suportes técnicos sobre seus produtos e esclarecendo possíveis dúvidas sobre o mesmo.

PLANO FINANCEIRO:

Investimento de instalação da primeira loja:

- Impressoras R$2.500,00

- Balcões e mesas R$20.000,00

-Prateleiras R$900,00

- Tvs de Plasma R$ 2.500,00

- Cadeiras e sofás R$1.300,00

-Sistema informatizado R$4.000,00

-Despesas com reforma e instalações R$22.000,00

- Utensílios R$1.010,00

- Enfeites de decoração R$1.000,00

-Freezer R$1.300.00

-Computadores R$11.520,00

Total --------------------------------------- R$68.030,00

Recurso Financeiro:

Cada sócio entrou com investimentos próprios para instalação da Loja Natura em São Paulo– SP, capitando R$120.000,00, estes investimentos saíram de vendas de bens próprios de cada um sócio, R$60000,00 cada, sendo eles 2(dois) sócios,  

Recurso capitado R$120.000,00

Gastos com instalação   R$68.030,00

Capital   R$51.970,00

Fluxo de caixa ( Média mensal):

(Esta média é feita com comparação de empresa similar, segundo expectativas da Loja Natura, considerando seu marketing, localidade e produto, e se tratando de uma empresa a ser inaugurada)

Receita---------------------------------------------------------------R$132.860,00

Pagamentos

Custos Variáveis

Compras R$30.800,00

Frete R$1.500,00

Comissão + prêmios R$8.000,00

Impostos Variáveis R$8.600,00

Custos Fixo

Salários           R$20.500,00

Encargos Sociais R$8.200,00

Aluguel + condomínio R$5.600,00

Agua/energia R$1.680,00

Telefone .   R$480,00

Despesa com   contador R$1.090,00

Despesas bancarias     R$870,00

Pro – labore R$8.000,00

Impostos fixos   R$2.000,00

Outras despesas   R$1.750,00

Custo total R$99.070,00

Saldo de caixa----------------------------R$33.790,00

ESTRATÉGICA DE CRESCIMENTO:

Ser referência na área da cosmetologia em São Paulo com o objetivo de oferecer um espaço acolhedor. Ser reconhecido pela qualidade de seus produtos. Fidelizar 2% de público consumidor potencial na região em um ano. Ser uma empresa reconhecida pela seu tratamento diferenciado.

Os fatores críticos de sucesso está na excelência do atendimento, na qualidade de seus produtos, elegância e comodidade do ambiente e dos serviços prestados ao cliente.Transparência e dinamismo na tomada de decisões.

À empresa irá acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes interno e externo. Atentos com as mudanças do mercado poderão, quando isso acontecer, se for necessário analisar e revisar a implementação das metas e estratégias.

...

Baixar como  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »