TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Real

Exames: Plano Real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  407 Visualizações

1) Explique as três fases de implementação do Plano Real.

A primeira etapa iniciou com o PAI (Programa de Ação Imediata) que estabeleceu um conjunto de medidas para redução e maior eficiência dos gastos da União, determinando um corte de gastos da ordem de US$ 7 bilhões concentrados nas despesas de investimento e pessoal. O aprofundamento do ajuste fiscal foi viabilizado com a criação do FSE (Fundo Social de Emergência) que tratava como visava o equilíbrio orçamentário, com isso aumentaria a arrecadação de impostos e permitiria uma flexibilidade na gestão de 1994-1995.

A segunda etapa iniciou com a edição da Medida Provisória nº 434, criando a URV (Unidade Real de Valor). Quando foi aprovada e transformada em lei nº 8.880, logo transformou a nova moeda corrente. Essa nova moeda veio restaurar a função de unidade de contas da moeda, referenciando contratos e obrigações, preços e salários. Com isso, a inflação persistia na moeda em circulação (CR$), mas não na unidade de conta, cujo valor era corrigido pela própria inflação da moeda ruim.

A terceira etapa deu-se através da Medida Provisória nº 542, entrando em circulação da nova moeda nacional de poder aquisitivo estável – o Real. A emissão foi submetida a limites quantitativos para garantir a preservação da estabilidade da moeda

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com