TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gestão em Segurança do Trabalho

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.986 Palavras (40 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 40

PLANO DE GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Acadêmicos

Tutor Externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduação Tecnológica em Segurança no Trabalho – Prática do Módulo VI

29/11/2018

        

RESUMO

Com o conhecimento adquirido durante o curso, elaboramos um Plano de Gestão em Segurança do Trabalho onde, buscamos estabelecer uma política de segurança do trabalho que estabelece diretrizes, que todos que fazem parte da empresa devem seguir e ter comportamento preventivo, conforme as orientações e determinações ali estabelecidas, visando sempre a proteção à integridade física e à vida dos colaboradores. A Clar Têxtil é uma empresa de Grau de Risco 02, que realiza processo de termo colagem (fabricação de colarinhos, punhos), em peças recebidas prontas, bem como a aplicação de trasfer e strass concluindo com a embalagem do produto. Para tanto conta com 1.200 funcionários nas áreas Administrativa e de Produção. Este Plano de Gestão em Segurança do Trabalho está alinhado aos padrões da empresa que busca manter a estabilidade da produção, com reduzida variabilidade dos processos, o que contribui para eliminar ou minimizar os riscos de saúde e segurança, assim como os impactos ambientais das operações já padronizadas.

Palavras-chave:Gestão em Segurança do Trabalho, Política de Segurança, Prevenção

1. INTRODUÇÃO

        O Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho tem como propósito consolidar a excelência operacional e tecnológica assegurando a incorporação de valores relacionados à saúde e à segurança para empregados próprios e das empresas parceiras.

        Segundo Frosini e Carvalho (1985), um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um dado resultado. Um sistema de gestão é uma estrutura, baseada em normas e legislação, comprovada para gerenciar e continuamente melhorar as políticas, procedimentos e processos de uma organização. A introdução de sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) por uma organização tem impacto positivo tanto na redução de fatores de risco (perigo) e riscos, como no aumento da produtividade (FUNDACENTRO, 2005)

        Esse sistema está alinhado aos padrões da empresa que busca manter a estabilidade da produção, com reduzida variabilidade dos processos, o que contribui para eliminar ou minimizar os riscos de saúde e segurança, assim como os impactos ambientais das operações já padronizadas.

        Esse modelo de gestão embasado em procedimentos e rotinas também proporciona maior qualidade dos produtos e serviços para clientes internos e externos.

        “O desenvolvimento de SGSST tem sido a principal estratégia empresarial para enfrentar o sério problema social e econômico dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e ainda pode ser usado pelas empresas como um fator para aumento da competitividade” (TRIVELATO, 2002).

        A Gestão em Segurança do Trabalho serve de norte para a prevenção e tem como base fundamental a cultura de Segurança Organizacional que busca a eficiência, com disciplina, gestão do conhecimento e respeito aos padrões Clar Têxtil. A principal ferramenta dessa estratégia é a conscientização e o estímulo ao comportamento preventivo, envolvendo igualmente empregados próprios e as contratadas. Cada um é responsável pela segurança pessoal e de seus colegas.

        A cada ano são implantadas novas ferramentas, processos e procedimentos que contribuem para a evolução contínua do comportamento e, consequentemente, dos indicadores de Saúde e Segurança no Trabalho. Mantendo atualizadas as alterações das legislações vigentes.

A globalização e a internacionalização dos mercados têm aumentado a competitividade entre as empresas, o que as têm conduzido a se empenharem em projetos que possam garantir sua sobrevivência, como o desenvolvimento de SGSST. Só que estes projetos precisam ser adequadamente planejados, organizados, monitorados, controlados e avaliados, sob pena de não gerarem os resultados esperados (RAYMOND; BERGERON, 2008).

        O objetivo deste plano de Gestão em Segurança do Trabalho é estabelecer diretrizes básicas de segurança e higiene industrial a fim de preservar a integridade física de pessoas e a segurança de equipamentos, instalações industriais e o meio ambiente, quando na operação ou execução dos seus projetos, serviços de responsabilidade da Clar Têxtil.

        A alta direção tem um papel muito importante na implantação e manutenção destes sistemas de gestão, segundo Chan e Wong (2006), pois, sem o seu compromisso e envolvimento, o programa não ganha credibilidade diante dos colaboradores, o que afeta diretamente a eficácia deste processo.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A Gestão em Segurança do Trabalho é realizada com conhecimento, disciplina e comportamento preventivo.

        A Occupaccional Health and Safety Assessment Series - OHSAS 18001 orienta a formação de um Sistema de gestão e certificação da Segurança e Saúde Ocupacionais, através de uma série de normas britânicas e seguimos esta norma para a elaboração deste Plano de Gestão em Segurança do Trabalho.

        O foco são as pessoas envolvidas nos processos produtivos, mas estes valores são estendidos a circunvizinhança no entorno empresa.

        São partes integrantes de um Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho: Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Programa de Conservação Auditiva - PCA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, Brigada de Incêndio, Treinamentos de Segurança do Trabalho, Ginástica Laboral, Programa de Coleta Seletiva entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (283.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com