TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing Trabalho FGV

Por:   •  27/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  2.018 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

MAGAZINE LUIZA

[pic 4]

Elaborado por: Gustavo Serroni de Souza        

Disciplina: Marketing

Turma: 0818-8

Introdução

O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca-SP, quando o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada na época de A Cristaleira. O nome Magazine Luiza surgiu após um concurso cultural de rádio realizado com os próprios clientes. [1]

Em Franca, a loja se notabilizou pelo atendimento gerido pelos próprios donos, especialmente dona Luiza, que também supervisionava a expedição e fazia pesquisa de mercado. [2]

Durante as décadas seguintes, a companhia viveu uma grande expansão de seus negócios para outras cidades do interior de São Paulo. Em 1974, inaugurou sua primeira loja de departamentos, com mais de 5000 metros quadrados. 20 anos após sua fundação, o Magazine Luiza já possuía 30 lojas.

São 860 lojas físicas, um site e dez centros de distribuição, estrategicamente localizados em dezesseis estados brasileiros, o Magazine Luiza conta também com mais de 20 mil colaboradores, e uma base de aproximadamente 45 milhões de clientes. A empresa é a única em seu setor a contar com um centro de desenvolvimento de inovações, o Luizalabs, cujo objetivo é levar o espírito do Vale do Silício para as operações e contribuir para a estratégia de transformar o Magazine Luiza em uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano. [1]


Desenvolvimento

Magazine Luiza hoje esta inserida entre umas das maiores varejistas do Brasil, ficando em terceiro lugar dentro do setor e eletro e móveis e sétima dentro do varejo geral no ranking Ibevar. [3] e [4]

Com atuação em diversos mercados no varejo como lojas convencionais, lojas virtuais e e-commerce, ela cre que a multicanalidade o meio fundamental para atingir a liderança em todos os mercados. Ela representa uma vantagem competitiva no setor e posiciona a varejista de forma diferenciada ao focar no desenvolvimento de cada canal como parte de uma estratégia de interação completa e de relacionamento único com os clientes.

  • Lojas convencionais:

O modelo de Lojas Convencionais consiste em unidades de rua ou de shopping, com área média de vendas de 700 metros quadrados, mostruário físico e estoque próprio.

  • Lojas virtuais:

O Magazine Luiza foi pioneiro a introduzir este modelo de vendas em um período em que não se trabalhava o conceito de comércio eletrônico no Brasil. Conseguiram ampliar a presença física no País e atender à demanda reprimida de uma população que dependia de grandes centros para suas compras.

  • E-commerce:

O e-commerce do Magazine Luiza é um dos que mais crece no Brasil. Diferente dos concorrentes, seu comércio eletrônico está totalmente integrado ao Magazine Luiza, inclusive sobre uma única marca, o que ajuda na racionalização de custos como marketing, logística e sistemas.

Além da área de varejo, o Magazine Luiza também esta presente na area de crediario, seguros (garantias) e consórcio, através das seguintes empresas Luizacred, Luizaseg e Consórcio Luiza.

Em 2014, o Magazine Luiza criou o Luizalabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação, dentro do núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, com o objetivo de criar produtos e serviços com foco no varejo, oferecendo aos clientes mais benefícios e uma melhor experiência de compra. Formado por um grupo de engenheiros e desenvolvedores, a estrutura viabiliza projetos de inovação para todos os canais de venda da Companhia.

Forças

- Altamente desenvolvida dentro do mercado mais promissor do varejo, e-commerce

- Centros próprios de distribuição localizados estrategicamente em 16 estados

- Ampla rede de atendimento com lojas físicas, virtuais e e-commerce

[pic 5]

Fraquezas

- Falta de divulgação dos aplicativos criados pela Luizalab

- Poder de barganha com fornecedores é menor que o da concorrência, por ser um grupo menor

- Não está presente fisicamente em todo território nacional

Oportunidades

- Uso da tecnologia criada dentro de diversas areas para conquistar mais clientes

- Uso de meios próprios para ajudar os clientes a obter créditos

- Aquisição de menores players com grande potêncial de crescimento

Ameaças

- A grande competição pode diminuir as margens praticadas

- Aumento dos juros, afetando o crédito

- Expansão dos grupos Via Varejo, Extra e demais players virtuais

Analise ambiental da empresa

Fatores Econômicos 

Como a empresa esta dentro do mercado de varejo, onde credito é para acesso as compras esta ligado diretamente as taxas de juros impostas pelo governo, qualquer alteração de forma a dificultar a captação de imprestimo afeta o resultado final da empresa.

Fatores Sociais

Como a empresa esta inserida dentro de um mercado inovador, onde novos produtos são colocados no mercado toda hora, saber explorar os novos produtos pode elevar suas vendas de forma expressiva.

Fatores Tecnológicos

O mercado e-commerce vem crescendo cada dia mais, onde hoje pode-se dizer que é um grande alvancador de vendas de uma empresa. Estar atualizado dentro dos avanços tecnológicos do setor pode ser o diferencial dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Clima organizacional

Na virada de 2015 para 2016, Frederico Trajano passa a acumular os papéis de Diretor Executivo (CEO) e presidente do grupo, aumentando seu nível de influência nos negócios da empresa. Isso foi essencial para a mudança de mentalidade da Lu, que já era uma “senhora” de 58 anos, tanto na idade como nos métodos de negócios. O CEO afirma categoricamente acreditar que o Magazine é a única operação no Brasil e uma das poucas no mundo a realmente se enquadrar no conceito de omni-channel, que definiu como “empresa dona de vários canais de venda que usam todos a mesma infraestrutura – mesmos centros de distribuição, mesma contabilidade, mesmo marketing”. [5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (657.5 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com