TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Intervenção GDE

Por:   •  23/2/2016  •  Artigo  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Intervenção

 

Título: Intervenção sobre Diversidade e Preconceito 

 

Identificação do/a cursista:  

 

Nome: Dolores I. C. C. Chirosa Ricci

Escola em que trabalha: Emef Heraldo Barbuy.

Município: São Paulo

 

Número da turma: GDE sala 22 - Pitangueira

Nome do/a professor/a on-line: João Pires

 

Data de finalização: 20/01 /2016

 

Objetivos pretendidos com a atividade proposta: 

  1. – Fazer um estudo dos aparatos discriminatórios envolvidos no contexto social dos alunos, através de pesquisas de conceitos etnocentrismo e uma prática pedagógica.
  2. – Relações Étnico-Raciais e Desigualdade Racial – estigmas e preconceitos, discriminação, a questão do desprezo…
  3. – Pesquisa com pessoas próximas do seu convívio social para observarem como estão às relações sociais uns com os outros no que diz respeito às diferenças.

Objetivos Específicos

 Especificamente este trabalho tem como objetivo salientar estes temas contundentes de diversidade e preconceito no seio escolar, que são assuntos vivenciados diariamente pelos (as) alunos/as de forma etnocêntrica ou sofrida; etnocêntrica quando um se coloca superior ao outro; sofrida quando um/a é atingido/a com atitudes/ações preconceituosas. Portanto, o objetivo deste trabalho é combater as formas de discriminação e preconceito dentro da escola, que é uma forma de inferiorizar uns aos outros prejudicando assim o aprendizado dos/as

alunos/as e interferindo na sua identidade/individualidade de ser humano para o resto da vida.

Descrição da atividade: Procedimentos Metodológicos

O procedimento metodológico de início é a partir do disparador, que consiste na situação didática escolhida, como exemplo deste trabalho, os/as alunos/as irão entrevistar grupos que eles/as escolherem: homens-mulheres, torcedores de times de futebol, idoso-jovens, heterossexuais - homossexuais etc. Segundo passo, orientações do/a professor/a aos/as alunos (as), para realização das atividades; e por fim, o fechamento, encarrega-se de sistematizar a aprendizagem proporcionada, sistematização que pode ser feita pelo/a professor/a ou pelos/as alunos (as).

_________________________________________________________________

A primeira etapa desta atividade a partir do disparador é trabalhar com os/as alunos/as sobre etnocentrismo, em que os (as) mesmos (as) realizem suas pesquisas conceituais e visuais em sala de aula, sendo estas apresentadas e discutidas em grupo e posteriormente em círculo na sala de aula.  

A segunda etapa, com orientações do (a) professor (a) é propor aos alunos (as) que observem algumas situações cotidianas, que percebam o etnocentrismo com relatos e experiências dentro ou fora da escola, e em situações onde o etnocentrismo possa ocorrer entre grupos sociais e culturais, os quais não são muito distintos, e que estão muito próximos.

 A terceira etapa é fazer uma lista coletiva da turma (grupos), a partir dos principais grupos de gênero, raça, sexualidade, etc., como por exemplo, homem mulher, heterossexuais-homossexuais, sertanejo-roqueiro, negro (a)-branco (a), etc., conhecidos entre eles e elas, em que as diferenças se acentuam; eles/as vão citandos e o (a) professor (a) deverá escrever no quadro o grupo de gênero, raça e sexualidade, idade, torcida de futebol, etc. Com esta lista cada grupo de alunos/as escolhe um destes assuntos, para que possam fazer uma pesquisa investigativa para saberem o que uns pensam dos outros.

Espaço físico onde deve ou pode ser realizada a atividade: 

Pesquisa externa e interna com a comunidade.

Apresentação: Quadra da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com