TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos para melhorar a cadeia de abastecimento

Tese: Planos para melhorar a cadeia de abastecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

2.0 Planos de melhorias da cadeia logística.

O mercado está ditando novas tendências para o futuro das organizações. A globalização juntamente com a proliferação da internet expandiu fronteiras, criou uma nova linguagem, acirrou a concorrência e gerou uma busca frenética por informações. A tendência das empresas é trabalhar com o alinhamento das ações de marketing, logística e produção para desta forma aperfeiçoar seus produtos, criar maior nível de serviço aos consumidores.

Com o cenário atual de concorrência, é preciso mais do que nunca acompanhar as tendências de outros mercados, ser criativo, inovador e ousar, mas com riscos calculados. Nesse contexto, pode-se dizer que a logística assume um papel importante na estratégia de uma empresa.

2.1 Vantagens competitivas.

A logística faz parte das pequenas e grandes empresas, a logística ajuda às pequenas empresas a melhorarem seus resultados. Portanto, a medida prática, para as pequenas empresas, pode contribuir para um aumento significativo de desempenho, em termos de nível de serviço e custo logístico, proporcionando aumento do valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pela empresa.

Embora, exista um trade off entre os dois grupos de medidas, as empresas que ainda estão dando seus primeiros passos na área têm aqui uma grande oportunidade. Para as pequenas empresas é preciso definir a proposta de valor, selecionar os clientes-alvo e projetar um sistema logístico capaz de entregar o valor proposto ao menor custo possível. Portanto, salvo em casos especiais o momento para compras de insumos de grande giro deve ser definido por um sistema do tipo de materiais requerimentos "Planning" (mrp), e não pelo comprador.

- Escolha de fornecedores e canais de distribuição com base em custos logísticos totais.

- Utilização de um sistema de informação comum para as atividades de compra de insumos, planejamento e programação da produção, armazenamento e distribuição.

A aquisição de softwares caros não é necessária no momento, em atividades de logísticas integradas. Muitas empresas conseguem excelente desempenho logístico no que se refere a custo e nível de serviço, utilizando planilhas do Excel desenvolvidas por seus colaboradores para a sua realidade. O mais importante, nesse caso, é fazer com que os dados sejam compartilhados pelas áreas de suprimentos, produção e distribuição física, o que deverá produzir grandes melhorias de custos e nível de serviço, contribuindo para que a empresa entregue efetivamente o valor proposto aos seus clientes e melhore o seu nível de serviço, ficando mais próximo de objetivos de longo prazo.

O profissional de logística deve ter uma visão mais ampla, ou seja, vislumbrar a cadeia de suprimentos como o operacional, preocupar-se com a satisfação do cliente e a alta performace da organização. A alta demanda no mercado gera uma significativa defasagem entre aquilo que pode e precisa ser feito no setor e aquilo que os profissionais estão realmente qualificados para fazer. Como exemplo a gestão deficiente das operações de movimentações e armazenagem de materiais, que apresenta sinais preocupantes nos níveis de segurança e confiabilidade, além da elevação dos custos com desperdícios e retrabalho.

Sobretudo no nível operacional entendemos que a atuação dos profissionais de logística não tem correspondido na mesma proporção às necessidades do setor. Cada vez mais comuns dentro das empresas, os programas de trainee são importantíssimos para oxigenar a equipe e garantir reposição da qualidade em curto prazo, já que está cada vez mais difícil contratar bons profissionais. Os cursos também são uma forma de dar continuidade no processo de renovação. Existem muitos cursos na área de logística, "para todos os gostos e necessidades”. Entretanto, alerta para a frase "curso na área”, porque a logística não é mais uma área ou um departamento. “A logística atual é um sistema”.

2.2 Descrições da empresa estudada.

Nome.

FS REFORMA LTDA, de nome fantasia Reforma Brasília Soluções Domiciliares.

Localização.

Localizada na cidade satélite Recanto das Emas, Brasília – DF.

Segmento em que atua.

A empresa FS REFORMA LTDA desenvolve serviços ligados ao ramo de construção civil, especificamente, serviços de construções, reformas e reparos de pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com