TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plataforma LINUX

Tese: Plataforma LINUX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

3.5.2 Plataforma LINUX

Características

. Multitarefa de antecipação: permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente. Há dois modos de acessos pelos processadores: para uma aplicação executar uma instrução privilegiada, é necessário que no processador seja implementado o mecanismo de proteção conhecido como modos de acesso. Existem basicamente dois modos de acesso implementados pelos processadores: modo de acesso usuário e modo de acesso núcleo. Quando o processador trabalha no modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções não privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções, enquanto no modo núcleo ou supervisor a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador.

O mecanismo de modo de acesso é uma excelente maneira de proteger o próprio núcleo do sistema residente na memória principal. Pois se uma aplicação que tenha acesso a áreas de memória onde está o sistema operacional onde um erro de programação poderia gravar nesta área, violando o sistema. Com o mecanismo de modos de acesso, para uma aplicação escrever numa área onde resida o sistema operacional o programa deve estar sendo executado no modo núcleo.

. Memória virtual: A memória virtual ou arquivo de paginação, é considerada um aplicativo que permite ao sistema operacional obter mais memória RAM do que o computador possui, ou seja, se o computador possui pouca memória, o sistema utiliza um arquivo chamado Arquivo de Paginação que é um pequeno arquivo, alocado no HD, utilizado como memória RAM. Este processo, evita que em horários de pico, o sistema trave ou fique extremamente lento. Porém, como o arquivo fica alocado no HD, o sistema não vai ficar tão rápido quanto utilizando a memória real do computador, já que a leitura do HD é muito mais lenta do que a leitura da memória RAM. Assim se o computador fica por muito tempo neste estado (utilizando o arquivo de paginação) é recomendável aumentar a memória RAM.

Sendo então dimensionada quanto ao seu tamanho na instalação e somente poderá ser alterada se o disco rígido for reparticionado para utilizar uma partição maior de gerência de memória;

. Bibliotecas compartilhadas: Podem ser carregadas estaticamente ou dinamicamente. São classificadas de acordo como são compartilhadas pelos programas. Bibliotecas dinâmicas quase sempre fornecem alguma forma de compartilhamento, permitindo que sejam utilizadas por diferentes programas ao mesmo tempo. Por definição, bibliotecas estáticas não podem ser compartilhadas pois são ligadas individualemente a cada programa.

Referem-se a dois conceitos diferentes. Sendo O primeiro o compartilhamento de código localizado no disco por programas não relacionados. O segundo é o compartilhamento de código carregado na memória, quando dois programas executam a mesma página física da RAM, mapeada em diferentes espaços de endereçamento.

O compartilhamento de bibliotecas pode ser do mesmo formato dos executáveis. Isso permite que o carregador de programas seja o mesmo para executáveis e bibliotecas, e que um executável seja usado como biblioteca dinâmica, se tiver uma tabela de símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com