TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural

Artigo: Pluralidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Com o objetivo de auxiliar os professores na formação do crescimento das crianças, no conhecimento de que necessitam para se tornarem cidadãos cientes de seus direitos e deveres perante a sociedade, o Ministério da Educação criou os Parâmetros Curriculares Nacionais, a serem apontados em forma de metas de qualidade no auxilio do aluno.

Entende-se por Pluralidade Cultural as diferentes culturas que compõem o nosso planeta, com suas religiões, crenças, raças, cor, línguas, música, leis, valores, sexualidade, costumes e moral.

Devido a diversos grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil, os brasileiros se tornaram ricos em diversidade cultural, por esse motivo existem diversas culturas diferentes, que juntos forma a cultura brasileira.

A questão pluralidade cultural busca ajudar o cidadão no seu desenvolvimento dentro da sociedade, fazendo com que ele adquira competências para conhecer a diversidade cultural e respeitando cada uma delas, valorizar a cultura de cada um é um dever de todos.

E aos que sofrem descriminação sermos solidários, e que podemos mudar e reconhecer que em nosso país existe desigualdade social.

O papel do professor na sala de aula é fazer com que as crianças cresçam entendendo, que cada pessoa tem um tipo diferente de cultura, mas que deve sempre ser respeitado, ensinar com que as crianças se tornem um cidadão critico e participativo, conviver com as diferenças uns dos outros, e que nenhuma cultura é melhor do que a outra ou mais importante.

A diversidade de cultura se aprende e se respeita se a criança se socializar com outras crianças, e é principalmente no ambiente escolar que ela vai aprender a se socializar.

E é nessa linha que o professor deve seguir, para dar conta da formação do cidadão desse mundo atualizado, devem ser comprometidos em ajudar, através de diversas linguagens, do conhecimento, preparando a criança para o mundo atual. Pela convivência com as diversas manifestações culturais, com muitas crenças, costumes e valores, e é desse jeito que se espera que cada um respeite a diversidade do outro.

É bom que a escola de liberdade de expressão aos alunos para eles se sentirem estimulados a se envolver criticamente no mundo diversificado.

A escola deve desenvolver na criança a capacidade de expressar e comunicar suas ideias, participar e interpretar as produções culturais, interferir pelo uso do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica. Este processo é viabilizado pelas disciplinas que propiciam a criança o seu crescimento como cidadão consciente e crítico, como colocação social, além do exercício comum dos seus direitos, deveres, atitudes, condutas, como uma atitude de respeito às diversidades e autoconfiança.

Não existem valores culturais, linguagens e conhecimentos melhores que os outros, as crianças de hoje tem que aprende a respeitar as experiências de vida de cada um, e a escola não pode ignorar nem desqualificar essas experiências, e sim fazer com que o aluno perceba que existe uma ligação da vida social com seu cotidiano.

A sexualidade é um tema que também deve ser abordado em sala de aula, só que com muita cautela, as crianças principalmente de hoje são muito curiosas, elas sempre querem saber como nasce um bebe, como ele foi para lá, e é na escola no convívio com outras crianças que elas começam a descobrir a sexualidade, o interesse vamos se dizer um interesse sem malicia por outro colega de classe, e é na sala de aula que eles começam a explorar o corpo o beijo, o professor pode se opor explicando a curiosidade deles, a vontade de se explorar esse lado mas explicar que a escola é um local propriamente pra estudar e brincar, não incentivar essas explorações de corpos.

Para responder as curiosidades das crianças o adulto tem que saber, de onde vem a pergunta, responder no que a criança já sabe sobre o assunto, responder as perguntas em linguagens simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com