TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralismo jurídico - um novo paradigma

Resenha: Pluralismo jurídico - um novo paradigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Extraclasse obrigatória

Comentário sobre o vídeo disponibilizado no Youtube com o título:

Pluralismo Jurídico - Um Novo Paradigma

Foi possível notar que a identificação entre o Direito e o grupo que conserva o poder dominante na sociedade é constituída por um vínculo muito forte, que expressa uma centralização e uma elitização do poder, a ponto de se dizer que Direito é a forma mais apurada da capacidade de um grupo para dominar outros, seja esse domínio exercido na forma econômica, política, cultural ou até mesmo pela falta de conhecimento jurídico das classes menos favorecidas e acesso a esse mesmo conhecimento, .

Porém é evidente que mesmo com todos os avanços do mundo atual, o "Estado Democrático de Direito" não consegue ainda alcançar a todos os extremos da sociedade atual, deixando-a a mercê de alguns "poderes paralelos", que na sua maioria, funcionam de forma ainda mais opressora a aquela imposta pelo Estado. Temos como maior exemplo disso, o "poder" exercido pelos criminosos e milícias em grandes cidades, bem como algumas organizações como as FARC que também existem em países vizinhos ao Brasil.

Outro fator muito forte, é o cultural, e entendo que o pluralismo jurídico precisa passar por uma modificação, não em si mesma, mas uma mudança em como a sociedade enxerga a justiça.

Já está enraizado que o único que pode resolver um conflito de interesses é um juiz em um juizado, em uma vara da justiça e etc.,

É imperioso destacar que as pessoas ainda não confiam no poder que o pluralismo jurídico possui e o quão versátil ele pode ser, pois poucas pessoas ainda confiam nos tribunais arbitrários ou em um árbitro, que não fez nenhum curso ou passou em nenhum concurso para decidir um caso, uma vida. Apesar do receio medidas simples de conscientização iriam facilmente reverter este quadro, ao deixar a população ciente de quanto poder ela obtém, já estaríamos avançando muito em direção a um acesso a justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com