TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plágio - O Que é E Como Evitá-lo Na Educação A Distância

Pesquisas Acadêmicas: Plágio - O Que é E Como Evitá-lo Na Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

“Plágio: o que é e como evitá-lo na Educação a Distância”

Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". A palavra plágio vem do grego “plágios” ao latim “plagiu”, que significa 'trapaceiro', 'obliquo', “dissimulado”.

Segundo LOURENÇO, não é somente esse conceito que a palavra carrega. De alguma maneira, uma definição mais moderna poderia englobar "fracassado", já que uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. Aqui cabe um acréscimo: além de ser ilegal, mesmo que autorizado, o plágio revela desonestidade intelectual. (LOURENÇO, Alexandre. Plágio, direito autoral e registro legal de obras. Em: <http://www.microbiologia.vet.br/Plagio>. Acesso em: 17 julho 2013.)

O professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), aponta que existe pelo menos três tipos de plágio: integral (quando é copiado palavra por palavra um trabalho inteira sem citar a fonte), parcial (quando o trabalho é um “mosaico” de cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem haver citação de suas obras) e conceitual (quando ocorre a utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, sem haver a citação da fonte original).

A modalidade educacional da EAD requer que as instituições alterem seus processos de ensino e aprendizagem, pois se baseia pela utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, sendo necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação, de planejamento e desenvolvimento de novas estratégias de ensino.

No ensino presencial, o professor acompanha de perto os seus alunos conhecendo o seu jeito de pensar, o estilo de escrita (uso de certos termos e palavras) e suas experiências. No EAD existe a dificuldade do tutor ter um contato direto com os seus alunos, pois nem todos os cursos são previstos encontros presenciais.

Através das aulas presenciais o tutor poderá verificar o andamento da aprendizagem do aluno, ver suas dificuldades, dúvidas e forma de pensar. É válido ministrar aulas práticas com aplicações da teoria no dia-a-dia ou na realidade do objetivo da disciplina. Uma boa prática é realizar estudos de casos com aulas que propiciem ao aluno ter uma análise crítica e que aplique os conceitos aprendidos através do estudo do material didático.

Deve haver momentos de partilha, troca de experiências e de aprendizagem privilegiando a cooperação, colaboração, comunicação e interação sendo apresentadas questões indagadoras que estimulem o aluno a pesquisar sobre os temas e se aprofundar no conhecimento. É fundamental haver facilidade na utilização das ferramentas de TIC, clareza na informação disponibilizada apresentando um layout clean da plataforma com uma linguagem que não seja cansativa, mas que desperte no aluno a vontade de adquirir cada vez mais conhecimento.

Uma outra ferramenta que um aluno pode recorrer para garantir que não houve plágio involuntário é o software antiplágio. Em 2011, foi emitido um documento com orientações da Capes sobre plágio, recomendando a utilização de softwares para analisar trabalhos apresentados e identificar possíveis casos de plágio. No Google encontramos diversos softwares tais como Ephorus, eTBLAST, Viper entre outros.

“Plágio: o que é e como evitá-lo na Educação a Distância”

Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". A palavra plágio vem do grego “plágios” ao latim “plagiu”, que significa "trapaceiro",“dissimulado”.

Segundo LOURENÇO, uma definição mais moderna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com