TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma Combustivel

Trabalho Escolar: Pma Combustivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  4.453 Palavras (18 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - Desafio de Aprendizagem

Planejamento e Controle da Produção

Tutor à distância: Giancarlo Gonçalves dos Santos

Emilene Ana Gatti RA 6318196093

Fabiana Pio RA 5732180457

Joziane Gonçalves RA 5732170729

Ivonice Gomes Santos RA 5733150633

Rodrigo Luiz dos Santos RA 5321970749

Valinhos – SP

2013

Atividade Avaliativa – Desafio de Aprendizagem

Disciplina: PPCP

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Logística empresarial.

RESUMO

A administração da produção trata de problemas reais da maneira pelas quais as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle da produção recebem as informações necessárias para que a organização possa alcançar suas metas, administrando os recursos humanos, materiais e tecnológicos com base nos planos e metas estabelecidas de modo a acompanhar as ações corrigindo prováveis desvios. Esse setor possui grande importância dentro das empresas, pois evita possíveis falhas no sistema produtivo, por acompanhar desde a entrada de matéria-prima à saída do produto final, ele determina o que produzir a quantidade, lugar, método, o prazo, materia-prima, e a quantidade de pessoas necessárias, possui, no entanto certas dificuldades por estar em ampla comunicação com os vários setores, o que pode ocorrer falhas comunicativas compremetendo assim todo o andamento produtivo.

Palavras-chaves: acompanhamento, administração, controle, planejamento, produção.

INTRODUÇÃO

O homem no seu dia-a-dia necessita satisfazer uma série de necessidades, que são indispensáveis a sua sobrevivência. Necessidades estas que são materializadas em forma de alimento, habitação, transporte, vestimenta, entre outros. Para que o homem esteja sempre satisfeito, alguns fatores necessitam estar em constantes renovações, é necessário, porém que novos bens e produtos sejam preparados, através dos diversos meios de produção, que se utiliza de diversos fatores para que ela ocorra.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, ou seja, é uma ferramenta de ampla importância dentro das empresas que possuam um propósito, que tenham um objetivo, assim, uma vez que a empresa dispõe dos recursos necessários, ela poderá planejar sua produção. Portanto, é necessária uma pesquisa de alguns pontos importantes, como mercado, disponibilidade de mão-de-obra e matéria-prima, produto (especificação e padronização), capacidade

produtiva dos equipamentos, custos, conhecimento do processo e recursos.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O PCP é um departamento responsável por controlar todas as etapas de um sistema produtivo e aplicar os recursos da melhor forma possível que venha atender ao planejamento estratégico, tático e operacional, é um departamento de apoio á produção, situado dentro da gerência industrial.

Segundo Berry et al.” o sistema de PCP se ocupa do planejamento e controle de todos os aspectos da produção, inclusive do gerenciamento de materiais, da programação de máquinas e pessoas e da coordenação de fornecedores e clientes-chave.” (2005, p. 25).

É um setor de tamanha importância dentro das empresas, pois de forma direta ou indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções do sistema produtivo, procura buscar informações vindas de diversas áreas, tais como: da Engenharia do Produto que são necessárias informações contidas nas listas de materiais de desenhos técnicos, da Engenharia de Processo os roteiros de fabricação, no Marketing buscam-se os planos de vendas e pedidos firmes, a Manutenção fornece os planos de manutenção e o andamento das máquinas, Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, Finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos.

As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle, em cada nível busca exercer suas funções sempre a garantir seus objetivos.

No nível estratégico, o PCP ajuda a criar um planejamento estratégico de longo

prazo, para eliminar o maior número de erros possíveis no futuro em todo sistema produtivo.

No nível tático, onde são feitos os planos de médio prazo para a produção, o PCP cria o Planejamento Mestre de Produção, obtendo assim o Plano Mestre de Produção (PMP).

No nível operacional onde são preparados os programas de curto prazo de produção, o PCP prepara o planejamento da produção administrando o estoque, liberando e emitindo ordens de compras, fabricação e montagem, e a preparação para a entrega.

Como o PCP afeta muitas funções da empresa, o mesmo é normalmente preparado com base em dados de Marketing, Engenharia, Manufatura etc. Considerando ainda informações a respeito de vendas, linhas de produto, capacidade produtiva, potencial humano etc. Sua tarefa é transformar todos os planos em ordens viáveis de fabricação, satisfazendo a demanda dos clientes pela manutenção, aumento ou baixa dos estoques.

Planejar a produção é uma tarefa que requer a consideração de um conjunto de fatores que influem na decisão sobre o que, quanto e quando produzir.

ÁREA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com