TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma De Rh

Artigo: Pma De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A área de recursos humanos é uma peça fundamental dentro de uma empresa, pois é ela quem deve responsabilizar-se pelo: Recrutamento, Seleção, Orientação e Motivação das pessoas, além de ter como dever analisar a avaliação do desempenho do colaborador, remuneração, desenvolvimento, relações sindicais, saúde, bem-estar, treinamento. Essa área também se responsabiliza pela admissão e rescisão de contrato de trabalho.

Em um mundo globalizado pelas informções de intensa valorização do capital humano, com o registro de mudanças rápidas em todos os segmentos empresariais assim como nas múltiplas áreas de trabalho, exigi-se profissionais devidamente atualizados e preparados para dar as respostas que as organizações necessitam.

A área de Administração de Pessoas requer profissionais capacitados que estejam habilitados para analisar, interpretar e aplicar, correta e coerentemente, a legislação trabalhista vigente, sabendo utilizá-la para a concessão dos direitos legais da organização e de seus empregados, unindo, assim, dois ramos importantes das ciências humanas: o direito e a administração. Iremos apresentar informações importantes para o correto desenvolvimento das atividades da área de Administração de Pessoas, possibilitando, desta forma, a obtenção de resultados almejados em concordância com as obrigações legais, que envolvem a organização, os colaboradores (empregados), sindicatos e entidades governamentais. Daremos enfoque às questões trabalhistas, a exemplo dos cálculos trabalhistas, com a linguagem e a objetividade utilizadas para as técnicas de administração de Pessoas, sua utilização e como as organizações podem avançar dentro de um ambiente de trabalho justo e evolutivo para todos.

DESENVOLVIMENTO

A área de administração pessoal de uma empresa deve atentar-se a alguns processos que deverão ser seguidos desde a contratação de um funcionário até o desligamento do mesmo, pois é através desses processos que a empresa poderá analisar a melhor maneira de gerir seus colaboradores.

No momento da contratação de funcionários, o profissional responsável pelo RH, deverá avaliar e analisar o perfil do candidato, adequando a vaga ao funcionário e/ou vice-versa. É nesse momento que o profissional ficará responsável por expor ao candidato o tipo de contrato de trabalho, que poderá ser por prazo determinado ou indeterminado. Esse profissional também deverá ser o responsável por fazer uma análise de cargos e salários e propor à empresa a melhor forma de adequação ao mercado competitivo, irá expor ao candidato o perfil da vaga e esclarecer sobre salário, remuneração e benefícios. Durante a contratação a área do RH deverá proceder de forma objetiva o processo seletivo, atentando-se às legalidades exigidas para a contratação de pessoal, dentre essas legalidades podemos destacar a necessidade de apresentação de documentos pessoais, atestado de saúde admissional e documentos exigidos para o cargo.

O profissional de RH, além de contratar, deverá acompanhar o colaborador contratado, monitorando-o e fazendo com que o mesmo sinta-se parte integrante da equipe, e é nesse momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com