TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder

Resenha: Poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Os três tipos de poder são subjetivista, substancialista e relacional. A teoria subjetivista é defendida por John Locke e se fundamenta nos efeitos causados e não nos objetivos. Para Hobbes, o poder substancialista consiste nos meios dispostos na obtenção de um determinado objetivo. Já a relacional, um modelo atual, se baseia na relação de poder entre os Estados quando um obtém através da influencia ou da força um comportamento que, sem esses fatores, não seria atingido.Existem três tipos de poder: econômico, político e ideológico. O poder econômico é quando se vale da utilização de posses e bens necessários socialmente para ter certo poder sobre aqueles que não têm, podendo então, induzi-los a adotar um determinado posicionamento. O poder político usa da estrutura burocrática e afirma o caráter estrutural do Estado. Já o poder ideológico se utiliza de ideias, valores e doutrinas para influenciar no modo de pensar e agir de outras pessoas.

Os elementos são: território (fixo e delimitado por fronteiras), população, governo, burocracia e legitimidade com o uso da força.

O poder político deve ser legitimado de alguma forma, seja ela eleição ou vontade, a fim de promover uma coesão social. São três as formas de legitimação de poder pontuadas por Weber: poder legal (através da legalidade de estatutos e regras. Ex: poder burocrático), poder tradicional (através das tradições e costumes. Ex: poder patriarcal) e poder carismático (se fundamenta na qualidade de liderança individual como heroísmo e carisma pessoal. Ex: profetas religiosos). Se não existe a legitimação, podemos dizer que está sendo usado de tirania por parte do governante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com