TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder De Polícia

Artigo: Poder De Polícia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

PODER DE POLÍCIA

Conceito: Hely Lopes Meirelles conceitua como sendo Poder de Polícia a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso, o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Refere-se ainda a este Poder como o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual . Sua finalidade, então, é a proteção ao interesse público, em que consiste na atividade do Estado de limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público. Dessa forma, o fundamento do poder de polícia é evitar que um mal se produza a partir da ação desenfreada de particulares.

Características: O ato administrativo se caracteriza pela pelo fato de possuir presunção de legitimidade, auto-executoriedade, coercibilidade, imperatividade e discricionariedade. Para defender os interesses coletivos, necessário se faz que a Administração Pública disponha de alguns atributos ou prerrogativas, tais como:

Coercibilidade: É a imposição coercitiva das medidas adotadas pela administração pública. A utilização de meios coercitivos para fazer valer o poder de polícia administrativa deve obedecer à proporcionalidade da medida adotada pelo Poder Público já que interfere diretamente na esfera de liberdade individual do cidadão. Trata-se, aqui, da aplicação de conhecido princípio de direito administrativo, o da proporcionalidade dos meios aos fins.

Discricionariedade: Hely Lopes Meirelles afirma que a discricionariedade é característica do poder disciplinar “no sentido de que não está vinculado à prévia definição da lei sobre a infração funcional e a respectiva sanção. Discricionariedade é a liberdade de ação administração, dentro dos limites permitidos em lei; arbítrio é ação contrária ou excedente da lei. Ato discricionário, quando autorizado pelo Direito, é legal e válido, e o ato arbitrário é sempre ilegítimo e inválido.

Auto-executoriedade: É a faculdade de a Administração decidir e de executar diretamente a sua decisão através do ato de polícia, sem intervenção do .Judiciário é outro atributo do poder de polícia. Com efeito, no uso desse poder, a Administração impõe diretamente as medidas ou sanções de poIícia administrativa, necessárias à Contenção da atividade anti-social, que ela visa a obstar.

Objeto e Finalidade: O objeto do Poder de Polícia é todo bem ou atividade individual que possa causar prejuizos a coletividade, exigindo assim controle por parte do Poder Público. A Administração pode condicionar o exercício de ,direitos individuais, pode delimitar a execução de atividades, como pode condicionar o uso de bens que afetem a vizinhança ou a coletividade em geral, ou contrariem a ordem constitucional estabelecida ou se oponham aos objetivos permanentes da Nação.

Razão e fundamento: A razão do Poder de Policia será sempre o interesse da coletividade, fundamentado na supremacia geral exercidade sobre o individual pela Adminstração, em favor da sociedade, condicionando restrições ao uso dos direitos do individuo. Segundo Meirelles, onde houver interesse da coletividade ou do próprio Estado, haverá, correlatamente, igual poder de polícia administrativa para proteção desses interesses, sendo considerado por Meirelles uma regra sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com