TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Policia Comunitaria fórum

Ensaios: Policia Comunitaria fórum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

PRIMEIRO MÓDULO:

1 - O que é Polícia Comunitária?

É uma forma de policiamento que está mais próxima à comunidade. É atuante de forma organizacional e filosófica proporcionando uma parceria entre a polícia e a população. Essa parceria resulta em resoluções mais rápidas e eficientes por parte da polícia. Rápida, pois um conflito pode ser remediado rapidamente e sem utilizar o 190, e penetração, pois em alguns casos, os conflitos podem ficar dentro de suas casas, mas com a intimidade da policia a comunidade sente maior coragem de denunciar, ou ainda de falar com um policial. A polícia comunitária atua em conjunto com a comunidade na solução de crimes, drogas, medo, desordens e aumento na qualidade de vida da área.

2 - Na sua opinião e de acordo com o módulo, quais as diferenças entre Polícia Tradicional e a Polícia Comunitária? Cite algumas delas.

O policiamento tradicional preocupa-se em resolver crimes de forma rápida, atuando com o uso da força. Sendo a sua patrulha realizada de acordo com os picos de ocorrência. Esse policiamento se concentra na minoria da população, que são os transgressores da lei. Além disso, só presta contas com o seu superior comandante.

Por outro lado, o policiamento comunitário, resolve os problemas por meio da prevenção e a sua eficiência esta ligada a ausência de crimes e desordens, além da cooperação com a comunidade. As suas prioridades são as questões que afligem a comunidade, assim, essa polícia se concentra na maioria da população, isto é, a população trabalhadora, de bem. Sendo assim, a sua patrulha ocorre de acordo com as necessidades da comunidade. Além disso, o policial se reporta não somente ao seu comandante, mas também a comunidade.

SEGUNDO MÓDULO:

1 - COMO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PODE CONTRIBUIR NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍCIA COMUNITÁRIA?

Sem a participação da comunidade o trabalho da polícia comunitária fica comprometido.

Com a participação da comunidade, é possível determinar quais os principais problemas da área e quais as melhores soluções. A polícia consegue assim agir com muito mais eficiência na sua área de atuação, focando no bem-estar e segurança da população.

2 - QUAIS ASPECTOS DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO?

Os conselhos devem se adequar ao código civil brasileiro. Devem também cooperar com a sociedade civil e Estado. Deve possuir um coordenador entre comunidade, polícia e estado. Essa coordenação deve também estimular a participação da comunidade. A eleição do conselho deverá ser amplamente divulgada. Contudo, não deve possuir vinculação religiosa, política, doutrinária nem ideológica. Podem participar desses conselhos qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com