TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica De Estado

Trabalho Escolar: Politica De Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Política

• Arte ou ciência de governar .

• Série de medidas para a obtenção de um fim.

• Habilidade no relacionar-se com os outros tendo em vista a obtenção de resultados desejados

Política Social

• Associada à constituição da sociedade burguesa.

• Inerente à questão social e às relações sociais.

• Padrão de proteção social cujo critério é estabelecido por cada país.

• As Políticas Sociais são compreendidas como reparadoras das sequelas advindas da questão social.

As Políticas Sociais são compreendidas como instrumentos de eliminação de conflitos entre o proletariado e a burguesia. Tende ao controle de uma classe sobre a outra.

As políticas sociais são assim formas e mecanismo de relação e articulação de processos político-econômicos. É por isso que se afirma que as políticas sociais constituem mecanismos de reprodução da força de trabalho. Estas relações sociais de exploração são o fundamento da sociedade capitalista.

As políticas de saúde, educação, habitação, trabalho, assistência são objeto de luta entre diferentes forças sociais. Os interesses dos usuários nestas lutas consistem na busca de novos e melhores meios e condições de vida.

Em síntese as políticas sociais são formas de manutenção da força de trabalho econômica e politicamente articuladas para não afetar o processo de exploração capitalista e dentro do processo de hegemonia e contra-hegemonia da luta de classes.

Políticas publicas:

Política Pública

“Conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público [...] direcionado a [...] determinada demanda, em diversas áreas”. - (GUARESCHI, 2004)

“Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público”. - (GUARESCHI, 2004)

;

Cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas.No caso das mudanças climáticas, por exemplo, é dever do Estado indicar alternativas que diminuam as conseqüências que elas trarão à população do Brasil, em especial para a mais pobre, que será mais atingida.

Também é preciso ter claro que as decisões acabam por privilegiar determinados setores, nem sempre voltados à maioria da população.

Os atores políticos são as partes envolvidas nos conflitos.Esses atores ao atuarem em conjunto após o estabelecimento de um projeto a ser desenvolvido onde estão claras as necessidade e obrigações das partes chegam a um estágio de harmonia que viabiliza a política pública. (Ferreira, 2008)

Atores Públicos Políticos Eleitos, Burocratas, Tecnocratas , deputados e outros

Atores Privados Empresários, trabalhadores etc.John W. Kingdon em seu livro separa os atores políticos em visíveis e invisíveis.

Elaborar uma política pública significa definir quem decide o quê, quando, com que consequências e para quem. São definições relacionadas com a natureza do regime político em que se vive, com o grau de organização da sociedade civil e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com