TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de métodos alternativos

Seminário: Uso de métodos alternativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

As técnicas utilizadas nas comunidades dentro das políticas públicas

Desde de 1999 com a criação da ASA - Articulação do Semiárido brasileiro e com as técnicas utilizadas nas comunidades pertencentes a semiárido nordestino a situação da população dessa região começou a mudar. hoje é possível se viver com mais dignidade, e o sertanejo saiu da condição de miséria extrema, diminuindo assim as desigualdades sociais.

A ASA defende a garantia da água para o consumo humano, a valorização das sementes nativas, da agricultura familiar e da agro ecologia; o acesso á erra e a água para produção de alimentos. baseada nessas linhas estratégicas, a ASA desenvolve os programas: Um milhão de Cisternas Rurais (P1MC), Uma Terra, Duas Águas (P1+2), Bomba d´água popular (BAP), Barragens, Barreiro de Trincheira, Barragem Subterrânea, Casa da Semente , Viveiro de Mudas e o ecofogões.

Todas essas técnicas e praticas alternativas tem contribuído para o enfrentamento da problemática seca, nascendo assim um novo olhar sobre o semiárido, incorporando a perspectiva de convivência como meio ambiente de modo sustentável, contribuindo assim com o processo educativo e de transformação social, visando a preservação o acesso, o gerencia,mento e a valorização da água, como um direito essencial da vida e da cidadania. é preciso que haja um novo jeito de relacionamento do homem e com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida para que assim possa-se ter uma agricultura sustentável.

O uso de práticas alternativas permite o agricultor a diversificar a produção cultivada, conseguindo diminuir custos, aumentar renda familiar, além de noção desgastar a terra, como acontece com a nono cultural.

alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, milho, hortaliças, mandioca e animais de pequeno porte, a agricultura familiar chega a ser responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% de feijão, 46% do milho, 38% do café, 21% do trigo, 58% da produção de leite, 59% do de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos. é sem dúvidas alguma, a forma mais sensata e correta de cultivar a terra, principalmente para as famílias que vivem no semiárido

Vale ressaltar que as famílias que praticam a agricultura familiar não ficam presas apenas à agricultura, mas desenvolvem também atividades agropecuárias, como: a criação de caprinos, ovinos, suínos e etc.

Apesar de todas estas técnicas que vem sendo aplicadas na agricultura é preciso que haja investimentos de mais políticas públicas, de modo que possa atender a demanda de toda a população tanto urbana como rural que vivem no sertão semiárido, assim atenderão nossas necessidades sem agredir o meio ambiente.

Trabalhar as políticas públicas junto com os saberes populares e tradicionais é de suma importância para a agricultura e o desenvolvimento sustentável.

Considerar a complexidade dos sistemas, dentro e fora da propriedade do agricultor é uma maneira de se encontrar formas de aumentar a capacidade produtiva do solo, valorizando os elementos da diversidade dos ecossistemas para que se possa maneja-lo adequadamente.

A escassez de água para o consumo humano e ate mesmo para o trabalho da agricultura familiar, ainda é um drama social principalmente durante as secas que como consequências trás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com