TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas E Estado

Trabalho Universitário: Politicas E Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 PARADIGMAS

A palavra Paradigma tem sua origem no grego "parádeigma" e significa modelo, um padrão a ser seguido, um conceito ou um preconceito estabelecido em uma sociedade, em uma empresa, em uma família. Muitas vezes a existencia de um paradigma pode ser a causa de várias limitações, tanto intelectual quanto no que se diz respeito a inovações.

O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré-estabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu. Entendido que paradigma é um modelo a se seguir, temos que entender como ele pode afetar nossa vida ou a visão que temos sobre nossa vida e da sociedade em que vivemos.

O termo “paradigma” serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referencia, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda-las nisso (Maximiano, 2008, p.19) (ESSE AUTOR DEVERÁ CONSTAR NA REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA).

Várias empresas já estão mudando de paradigma, dando lugar ao novo e descartando aquelas velhas regras e padrões que não lhes servem mais. O passado deixa de ser protegido e elas buscam agora o futuro, inovador e promissor. Enquanto a humanidade tiver de supri suas necessidades as fábricas continuaram a existir, mas sairá na frente àquelas que se adaptarem as mudanças ocorridas na forma de ser e de pensar da sociedade.

O paradigma é também conceituado como um conjunto de pressuposições por meio do qual é possível predizer e compreender as mudanças que vêm ocorrendo no mundo e lidar com a quantidade de informações produzidas e transmitidas entre os continentes a uma velocidade impressionante.

Outro conceito de paradigma está atrelado à ideia de regras, normas e regulamentos que interferem no modo de vida das pessoas. Nessa visão, o conceito de paradigma está vinculado à condição humana, pois se considera que as ideias, as opiniões e os problemas que nascem nas relações interpessoais possibilitam o surgimento de um paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com