TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluião Sonora

Monografias: Poluião Sonora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Poluição Sonora é o conjunto de todos os ruídos provenientes de uma ou mais fontes sonoras, manifestadas ao mesmo tempo num ambiente qualquer, em limites perturbadores da comodidade auditiva. Seus efeitos podem gerar a população , distúrbios de sono, estresse ,perda da capacidade auditiva , surdez ,dores de cabeça ,alergias ,distúrbios digestivos ,falta de concentração e aumento do batimento cardíaco.

O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO foi instituído pela Resolução CONAMA nº 2, de 8/3/90 considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população. Um dos objetivos do Programa SILÊNCIO é o de “incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído foram estabelecidos na Resolução CONAMA no 20/94, instituindo a obrigatoriedade do uso do SELO RUÍDO em eletrodomésticos produzidos e importados e que gerem ruído no seu funcionamento.

A Resolução CONAMA nº 1, de 8/3/90, estabelece que a emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, não devem ser superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR 10.151, estabelece também que a execução dos projetos de construção ou de reformas de edificações, o nível de som produzido por uma delas não poderá ultrapassar os níveis estabelecidos pela NBR 10.152.

Várias metodologias e equipamentos foram desenvolvidos para detectar a quantidade de poluentes presentes no ar atmosférico. Como qualquer equipamento de medição , a confiabilidade dos valores obtidos depende da sensibilidade e precisão do equipamento.

Existem cinco métodos de monitoramento , passivos , Ativos,Automáticos,Sensores remotos e bioindicadores.

Os métodos de medição diferem em ambientes fechados e abertos.

Os amostradores passivos podem ser utilizados isoladamente ou ainda em conjunto com outros analizadores , como os automáticos.a amostragem contece naturalmentepor difusão molecular, o equipamento(tubo,disco,amostrador passivo ou cartucho)contendo suporte ab/absorvente que fica exposto ás concentrações ambientais.Após , o período de amostragem, o tubo é levado ao laboratório para analise do material retido.Esse equipamento tem como vantagem baixo custo , aoperação é simples , não depende de energia elétrica, porém é inexistente para alguns poluentes , possuem apenas médias mensaisou semanais e exige trabalho de desenvolvimento e análise.

Amostradores ativos mais utilizados são para medir SO2 e MP.O uso deste equipamento tem sido substituídos por analisadores automáticos em monitoramento de gases.para MP são utilizados vários métodos um para cada tipo de material particulado.Com baixo custo, confiabilidade e banco de dados histórico tem desvantagens pois exige coleta e analise em laboratório e fornece apenas medias diárias e não horárias.

Analizadores automáticos fornece medidas com resolução temporal relativamente alta,e utilizam princípios eletro-ópticos.medidas deste tipo possuem alto grau de precisão.é comum seu uso em unidades fixas ou móveis de monitoramento.Embora englobe grande variedade de poluentes , tenha alta eficiência , forneça dados de hora em hora com informações on-line são equipamentos complexos de elevado custo que exige especialização do operador.

Sensores remotos , o mais recente dos equipamentos , fornece informações de concentração de poluentes em pontos mais distantes do equipamento , por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com