TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Sonora

Ensaios: Poluição Sonora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

O eletroscópio é um aparelho destinado a identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado.

Os tipos mais comuns de eletroscópios são o pêndulo eletroscópico e o eletroscópio de folha. Para verificar a existência dessa carga elétrica e a propriedade de repulsão entre cargas é que o eletroscópio é utilizado.

A idéia principal de funcionamento do eletroscópio é fazer com que as cargas elétricas em excesso no seu interior sejam divididas em duas quantidades aproximadamente iguais, que por sua vez são guiadas a duas partes móveis e próximas do aparelho.

Devido à mobilidade dessas partes e ao fato delas estarem carregadas com o mesmo tipo de carga, elas se afastarão uma da outra.

Isto permite mostrar de forma visível a repulsão entre cargas de mesmo sinalQuando a TV de nossa casa fica ligada por um tempo, se aproximarmos o nosso braço da tela da televisão podemos sentir nossos pelos ficarem eriçados. Para explicar esse fenômeno temos a eletricidade estática.

Os fenômenos relacionados à eletrostática, que são produzidos pelas cargas que se encontram em repouso, são estudados pela Eletroscopia.

Nos estudos relacionados à eletricidade, a eletrização tem um caráter importantíssimo, pois sabemos que quando um corpo ganha elétrons (ou seja, quando o número de elétrons se torna maior do que o número de prótons), dizemos que este corpo está carregado negativamente. Mas caso o corpo venha a perder elétrons (ou seja, o número de prótons se torna maior do que o número de elétrons), dizemos que o corpo está eletrizado positivamente. Os instrumentos responsáveis por realizar esse estudo das cargas estáticas são os eletroscópios.

Os objetos podem ficar carregados, ou melhor, eletrizados, através dos processos de eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

Eletroscópios

O eletroscópio de folhas é o instrumento mais comum que pode ser utilizado para detectar e medir cargas elétricas. Ele é constituído por uma esfera condutora, fixada em uma das extremidades de uma barra de metal, também condutora, e duas finas folhas de metal fixadas na outra extremidade da barra. A esfera condutora e as folhas de metal são separadas por um material isolante, como mostra a figura abaixo.

O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem, como ilustra a figura abaixo.

Dessa forma, utilizando um eletroscópio de folhas podemos determinar o módulo da carga induzida de forma qualitativa. Assim, podemos dizer que quanto mais as folhas de metal se afastam, mais carga elas receberam. Hoje, instrumentos mais sensíveis à carga estão sendo utilizados: os eletrômetros.Tales de Mileto, por volta de 600 A.C., já havia descrito que o âmbar (resina de uma árvore) quando atritado com pele de gato adquiria a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha seca.

William Gilbert, no século XVI, também verificando a propriedade de que corpos atritados passam a atrair outros corpos leves, deu a estes corpos atritados o nome de eletrizados (estes corpos possuíam as mesmas propriedades do âmbar amarelo, que em grego é chamado de elektron).

Até esta época admitia-se que qualquer corpo quando atritado adquiria alguma coisa, que convencionou-se chamar de carga elétrica.

Apenas no séc. XVIII, após uma série de experiências, verificou-se que existem apenas dois tipos de cargas elétricas: as positivas e as negativas.

Hoje conhecemos a estrutura da matéria e sabemos que as cargas positivas se manifestam nos prótons e as cargas negativas nos elétrons.

Apesar da grande diferença de massa entre próton e elétron suas cargas elétricas são iguais.

A carga de um elétron ou de um próton é conhecida como carga elementar e seu valor é de:

e = 1,60 . 10-19 Coulombs (C)

PARA SABER MAIS:

http://www.if.ufrgs.br/fis/EMVirtual/cap1/cargas.htm#sub6

CORPOS CARREGADOS

Como sabemos, os corpos são constituídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com