TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosferica

Monografias: Poluição Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Este relatório tem como base informar uma das causas mais poluentes do nos planeta, e citar alguns dos mais poluidores. Como também concluir que somos responsáveis pela poluição atmosférica, e sugerir alternativas para que este panorama mude.

Introdução

A industrialização ela acompanha a necessidade do homem em se expandir e de utilizar os recursos naturais conforme suas necessidades e desejos.

Com processo da industrialização, surgido na Inglaterra, novos aspectos produtivos foram incorporados, objetivando maiores quantidades de produtos e de melhor qualidade sempre visando lucros.

Com o grande crescimentos populacional e a necessidade das pessoas de consumirem produtos de qualidade quando necessitassem, as indústrias começaram a se expandir, crescendo em várias áreas de atuação e em mais variedades de produtos. Mas com o decorrer do tempo grandes industrias começaram a perceber o grau de poluição de seus processos produtivos.

Pois os países de primeiro mundo depois degradar tanto o meio ambiente de onde se localizavam, começaram a ter uma consciência de controlar melhor e assim diminuindo gradativamente a poluição gerada. Isto porque o melhor e mais abundante combustível que estas empresas utilizavam, eram combustíveis fosseis, como carvão, derivados do petróleo e gás natural, emitindo toneladas de gases nocivos à saúde na atmosfera.

A maior invenção do homem para o processo industrial foi de transformar energia térmica em energias motriz e elétrica, sendo que os maiores centros industriais para obtenção da eletricidade, vinham das termelétricas, que consumia em alta escala carvão como combustível.

Deste ponto em diante o homem passar a ser o maior algoz da atmosfera e meio ambiente, e neste relatório vamos abordar os maiores poluentes do Planeta Terra.

Os Mais Poluidores

Com o processo industrial em grande escala, subsidiando todas as necessidades das pessoas, muitas empresas e Países aumentaram as suas riquezas, suas economias, mas junto gerando todos os lixos gerados pelos restos industriais. O maior deles a poluição do nosso ar, que hoje chagam a 24,4 bilhões de toneladas por ano. Hoje em dia os países que mais poluem são: China, Estados Unidos da América, e a União Europeia

.

China

A China é disparado o maior emissor de gases CO2 no mundo, com as incríveis 8,87 bilhões de toneladas de gases liberados por ano, isto porque além de ser o pais com maior extensão de terras, e por ter aberto as portas para outras empresas do mundo se instalarem, e com isto gerando uma quantidade enorme de produtos industrializados em todos os aspectos, a China também é a maior usuária de usinas termoelétricas o mundo.

Com o grande aumento populacional de chineses e suas necessidades de consumo por produtos industrializados a China investe pesado nas termoelétricas, cerca de 80% da geração de energia do pais é pela queima de carvão, com isto gerando uma grande emissão de gases poluentes na atmosfera.

A preocupação de se poluir menos, fez com que a China investisse pesado em outras fontes de energia, mas isto a longo prazo, Pretende diminuir em torno de 20% das emissões até 2030.

Emissão CO2

Bilhões/Ton Porcentagem

Termoelétrica 7,09 80%

Total/Ano 8,87 100%

Tabela 1- Emissão de gases por ano

termoelétrica em Datong, na província de Shanxi (China).

Estados Unidos da América

O Estados Unidos vem em segundo lugar como o maior poluidor da atmosfera por emissão de gases CO2. Assim como a China os EUA, tem como base energética para geração de eletricidade as usinas termoelétricas, usando carvão como combustíveis. Este processo representa 60% do total de gases emitidos, em quantidade representa 6,02 bilhões de toneladas por ano.

Os EUA vem investindo em outro combustíveis para uso nas termoelétricas, que possam diminuir a emissão de gases gradativamente, mas ainda sendo poluidora, pretende cortar 15% da emissão atual até 2020.

Emissão CO2

Bilhões/Ton Porcentagem

Termoelétrica 3,61 60%

Total/Ano 6,02 100%

Tabela 2- Emissão de gases por ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com