TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social

Dissertações: Política Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de acumulação capitalista é resultado de relações contraditórias, de exploração e dominação, que implicam na confrontação de interesses opostos na luta entre as exigências dos capitalistas e as necessidades dos trabalhadores.

Nessas lutas entre classes, mobilizam em cada contexto histórico como forças sociais e nem sempre como blocos unidos.

Facções constituem em torno de líderes e projetos divergentes ;

Frações apresentam interesses particulares que podem entrar em conflitos com outras frações ;

Camadas constituem conforme o peso econômico do setor específico.

Esses blocos unidos pelas classes dominantes almeja garantir a estabilidade social, a previsibilidade e o controle das relações sociais, onde só pode realizar – se através do Estado como poder articulador geral da sociedade.

O poder e a gestão do Estado, aparecem como o interesse geral da nação ou da sociedade, mas se exerce pelo uso da lei e de inúmeras mediações e organismos que constituem o governo. A análise da conjuntura política ou da correlação de forças no momento determinado é fundamental para a compreensão das políticas sociais.

Na correlação de forças existentes nos países capitalistas, as classes proprietárias da terra, das fabricas, dos bancos articulam um bloco dominante que tem direção política da sociedade, ou seja, sua hegemonia, porém não constituem um bloco monolítico, sem rachaduras e divisões.

As classes economicamente também o são politicamente, mas esta dominação é um processo complexo de acordos, concessões, repressões, legitimações. Por exemplo, quando foi implantado o seguro social de acidentes do trabalho no Brasil, em 1967, as companhias de seguro reagiram ao monopólio estatal, contudo foram recompensados com o seguro obrigatório de automóveis, e os trabalhadores tiveram melhores benefícios e mais garantias por parte do Estado.

Os blocos históricos estão sujeitos a se desfazerem no processo político, podendo surgir novas alianças ( que envolvam, de um lado, a maioria dos proletários e parte da pequena burguesia e, de outro, a burguesia e partes da pequena burguesia e do proletariado) segundo a conjuntura e em torno de vários objetos de luta ( por exemplo, previdência, reforma agrária, política econômica do governo ETC...)

AS POLÍTICAS SOCIAS NÃO CAEM DO CÉU,SÃO CONQUISTADAS ATRAVES DE LUTAS DE DIFERENTES CLASSES. ELAS SÃO GANHOS CONQUISTADOS EM DURAS LUTAS E RESULTADOS DE PROCESSOS COMPLEXOS DE RELAÇÕES DE FORÇAS.

CONQUISTAS NAS ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABILTAÇÃO, PREVIDÊNCIA.

ESSAS LUTAS PODEM SER GENERALIZADAS E ÁS VEZES REPRESENTAM GRANDES ALIANÇAS DE INTERESSES. AS LUTAS DOS DESEMPREGADOS POR TRABALHO, ÁS DOS CAMPONESES POR TERRAS(REFORMA AGRÁRIA), ÁS DOS ESTUDANTES(EDUCAÇÃO),ÁS DOS MUTUARIOS DO BNH(HABITAÇÃO),FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS(SALÁRIOS), TRANSPORTES COLETIVOS (POR TARIFAS)E ÁS FEMINISTAS (PELOS DIREITOS DA MULHER).

O CONJUNTO E A ARTICULAÇÃO DESSAS LUTAS PODERIA COLOCAR EM AMEAÇA O ORDEM CAPITALISTA. O ESTADO BUSCA CONTER AS LUTAS PELA REPRESSÃO OU ARTICULAR RESPOSTAS ESPECIFICAS E LIMITADAS. ESTAS RESPOSTAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com