TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social No Brasil Contemporâneo

Artigos Científicos: Política Social No Brasil Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  3.803 Visualizações

Página 1 de 3

Política Social no Brasil Contemporâneo: entre a inovação e o conservadorismo.

Segundo as autoras do livro Política Social: fundamentos e história, os anos 90 até os dias de hoje tem sido de contra-reforma do Estado e de obstaculização das conquistas de 1988, num contexto em que foram derruídas até mesmo aquelas condições políticas por meio da expansão do desemprego e da violência.

O texto nos trás uma abordagem a cerca das características da contra-reforrma neoliberal e de seus impactos mais profundos para a política social, relatando as características que sucederam nessa época.

A contra –reforma neoliberal e a política social

Ao longo dos anos 1990, propagou-se uma vasta campanha em torno de reformas. No Brasil, essas reformas, orientadas pelo mercado, iniciaram com o governo de Collor, porém foi intensificado com o governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesse contexto, os problemas no âmbito do Estado brasileiro eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo país desde o inicio dos anos 1980.

A principal característica dessa época eram as privatizações das empresas e, também um foco voltado para a previdência social com o intuito de levar a reforma do Estado. Porém, desprezaram-se as conquistas de 1988 no terreno da seguridade social. Um documento de extrema importância para orientar essa projeção foi o Plano Diretor da Reforma do Estado.

As autoras levantam um questiona mento a respeito do termo reforma. Segundo elas, o termo reforma se fortaleceu no debate do movimento operário socialista, voltados para suas ideias revolucionarias na perspectiva de melhores condições de vida e trabalho, sendo assim um termo utilizado pelos grupos esquerdistas. Como coloca o texto, o que se pôde chamar de reforma, no âmbito do século XX, estava ligado á legislação social e, nos pós-guerra, ao Welfare State. Estas reformas foram medidas para a proteção ao emprego e do atendimento de algumas demandas dos trabalhadores, viabilizados pelo Estado de direito, sob a condução da social- democracia.

Prosseguindo nos anos da social-democracia, havia intenso descontentamento burguês para com a União Soviética como de contraponto e gerencia politica, ideológica e econômica de contraponto ao mundo do capital, mesmo com suas limitações com destaque para a questão democrática. No Brasil, limitou-se a possibilidade de reformas politicas mais profundas, que poderiam ultrapassar os limites da social-democracia, realizando tarefas democrático-burguesas inacabadas em combinação com outas de natureza socialista.

Em consonância com as autoras, as reformas democráticas, num pais como o Brasil, poderia implicar um processo de radicalização e de ultrapassagem do Estado burguês, já que elas põem superar a si mesmas, considerando-se a cultura visceralmente antidemocrática e conservadora da burguesia brasileira.

Em 1990, revelou-se a natureza pragmática, imediatista, submissa e antipopular das classes dominantes brasileiras. Houve uma abrangente contra-reforma do Estado no país, cujo sentido foi definido por fatores estruturais e conjunturais externos e internos e, pela disposição política da coalização de centro direita protagonizada por Fernando Henrique Cardoso.

Em relação às privatizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com