TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACORDO SOCIAL CONTRA OS IDOSOS

Projeto de pesquisa: ACORDO SOCIAL CONTRA OS IDOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.423 Palavras (22 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 22

PRECONCEITO SOCIAL CONTRA O IDOSO:

No âmbito das políticas públicas específicas.

Resumo

A pesquisa teve como tema, O Preconceito Social Contra o Idoso: No âmbito das políticas públicas específicas, evidenciando as políticas públicas de atenção e proteção ao idoso, tendo como procedimento metodológico um estudo bibliográfico explicativo, qualitativo, descritivo, referente à população idosa que vive em situação de vulnerabilidade social. Este artigo explora o conhecimento a cerca da implementação dos direitos sociais e das políticas atuantes com a categoria dos idosos; também a intervenção do exercício do Serviço Social, já que a assistência social é um direito de todos. Tendo como objetivo descrever conceitos a respeito do preconceito contra o idoso bem como suas políticas de direito, teve como justificativa o despreparo da sociedade a cerca do envelhecimento.

Palavras Chaves: preconceito social; direito social; políticas públicas específicas.

Introdução

O envelhecimento é definido como um processo de progressivas modificações biológicas, psicológicas e sociais ao longo da vida do ser humano. A velhice historicamente foi relacionada com os aspectos biológicos de perdas.

A constatação de que a sociedade vem envelhecendo é bem recente, daí o interesse que tem demonstrado diferentes áreas do conhecimento preocupados em esclarecer, até desmistificar o preconceito que circunscreve as expressões “velho” “idoso” e, mais recentemente, “terceira idade”, estabelecido por códigos sociais quase sempre vinculados a produção e ao consumo, que enaltece o vigor físico e abandona a ideia de que se trata de mais uma etapa da vida humana, portanto é parte do desenvolvimento do homem no seu processo ininterrupto de aprendizagem e socialização como Ser no mundo que necessita estabelecer relações permanentes.

Para Moragas (1997), dentro da gerontologia social de que se estuda o fenômeno da humanidade ligado ao processo pertencente do envelhecer, a velhice é um somatório do envelhecimento real que acarreta apenas uma parte da população, dentro de uma configuração de um grupo social específico, desta forma a velhice isola mais os idosos de outros grupos cronológicos ou sociais acarretando discretas reações negativas.

Muita gente se surpreende ao comprovar que pessoas aposentadas desempenham atividades físicas e intelectuais com plena efetividade. Um preconceito amplamente difundido associa o término da vida profissional com inatividade pessoa, social e doença. MORAGAS, 2007, p. 47)

Característica comum da população em países desenvolvidos, o Brasil começa a ver crescer “de forma acelerada” o número de idosos. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado mostra que a quantidade de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu 55% entre 2001 e 2011. Isso significa que a terceira idade passou de 15,5 para 23,5 milhões de pessoas em dês anos. Ainda de acordo com o estudo, o envelhecimento da população brasileira é reflexo, principalmente, da diminuição das taxas de fecundidade. Em 2011 a taxa de fecundidade total que mede o número médio de filhos nascidos vivos que uma mulher teria ao fim do seu período reprodutivo foi de 1,95 filho por mulher. Para fazer o levantamento, o IBGE utilizou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos de 20001 e de 2011.

Segundo a (OMS), Organização Mundial de Saúde, o idoso é o grupo que mais cresce proporcionalmente, onde iniciou - se o novo século com a população idosa crescendo oito vezes mais que os jovens e quase duas vezes mais que a população total e em 2025 no Brasil seremos a 6ª população de idosos do mundo com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Vale ressaltar que ao logo da história aconteceram muitos avanços em atenção à situação do idoso, conseguimos uma evolução cultural, histórica e humanitária, a velhice não ocupa mais a representação de outros momentos passado. O Brasil é considerado um país jovem, a ideia de país do futuro, das crianças e dos jovens está perdendo espaço, em função da constatação da nova tendência mundial que é a presença intensa dos idosos no cotidiano da sociedade.

O mito refere à velhice que se inicia aos 65 (sessenta e cinco anos), já o fato da velhice só se inicia pela sua cronologia uniforme, e sim pela sua indivisibilidade perversa e variável. A explicação distorcida, absurda e racionalizada é visto em vários países se esbarra nos limites da aposentadoria, o que vai de encontro aos trabalhadores na ativa, onde infringem os direitos básicos da pessoa. (MORAGAS, 1997).

A sociedade não está apta à enfrentar o fato do envelhecimento que é cada vez mais crescente, a infraestrutura necessária para responder à demanda social do envelhecimento no país é relativamente precária devido aos aspectos da natalidade e expectativa de vida do idoso que é visto como um problema por suas limitações.

Diante deste fato social o presente trabalho justifica-se o interesse pelo fato de que a sociedade não está preparada para o envelhecimento, mesmo sabendo que ele não é igual para todos, e, para além da idade, depende das condições objetivas da vida, a que circunscreve o preconceito contra o idoso: frente a seus direitos sociais visto que a sociedade desconhece, ignora e exclui o idoso de seus direitos aos quais merecem ser respeitados.

Assim sendo o objetivo geral desta revisão literária é descrever conceitos a respeito do preconceito contrao idoso bem como suas políticas de direito, dentro dos respectivos objetivos específicos: Reconhecer formas de preconceito numa sociedade preconceituosa; Apresentar políticas públicas específicas propostas pelos gestores públicos para este grupo etário; Conhecer o significado acerca do conceito do envelhecimento. Acredita-se que o presente estudo possa contribuir para um melhor esclarecimento do assunto estudado para posteriores leitores, pesquisadores e profissionais da área. A metodologia trata-se de um estudo de caráter qualitativo, exploratório, de corte transversal, retrospectivo, almejando atingir o objetivo proposto para realização deste trabalho foram selecionados, artigos, monografias, livros, sites, referente e compatível com o tema abordado, a partir das palavras chaves: Constituição Federal (CF), Política Nacional do Idoso (PNI); Política Nacional Assistência Social (PNAS); Estatuto do Idoso. Os artigos foram selecionados aqueles que mais reverencia-se para a construção deste trabalho, escritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com