TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto Frio

Artigos Científicos: Ponto Frio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A concorrência por espaço no mercado está cada vez mais acirrada, o que tem feito às empresas buscar novas estratégias de marketing para atender a demanda e fidelizar seus clientes.

A grande mudança que vem ocorrendo na economia trouxe como consequência um acirramento competitivo, com mais oportunidades e maiores riscos para todos, que tem forçado as empresas a sempre estar inovando em tecnologia e outras melhorias, não apenas para competir, mas para sobreviver.

Nesta pesquisa veremos a posição do Pontofrio no mercado e seu relacionamento com clientes e colaboradores, quais estratégias adquiri para atingir seu público alvo, atendendo da melhor maneira as exigências de seus clientes e ossatisfazendo, pois quanto maior a satisfação, maior a fidelidade.

2. DADOS DA EMPRESA

Razão Social: Globex Utilidades S/A

Nome Fantasia: Pontofrio

CNPJ:33.041.260/0677 – 49

IE: 669.627.319.116

Localização: Esplanada Shopping – Parque Campolim – Sorocaba SP.

Site: www.pontofrio.com.br

Possui um faturamento anual de aproximadamente 12 milhões de reais, o qual houve um acréscimo de 30% em 2011 comparado com 2010 segundo o gerente Luiz Carlos Batista Arantes, se enquadrando em uma empresa de Pequeno Porte.

2.1. Um Pouco da História do Pontofrio

A Globex Utilidades S/A é uma empresa de capital aberto que controla o Pontofrio, mas a partir de 2012, devido à fusão do Pontofrio com as Casas Bahia, em junho de 2009, adotou uma nova razão social, esta Viavarejo S/A.

O Pontofrio foi fundado em 1946 por Alfredo João Monteverde no Rio de Janeiro – RJ, quando apostou na importação e venda de produtos eletrônicos, dando o conforto e a tecnologia dos outros países aos brasileiros.

O nome fantasia “Ponto Frio” originou-se a partir do sucesso de vendas do refrigerador americano “Cold Spot”, o de melhor aceitação pelos consumidores.

Em pouco mais de 60 anos no mercado, se tornou uma das maiores redes varejistas do Brasil em seu segmento, em termos de receita líquida.

O Pontofrio está presente em dez estados brasileiros com 456 unidades, possui um amplo reconhecimento da marca, sólida reputação e tradição no mercado, penetrando em todas as classes sociais, mas principalmente nas classes média e alta.

2.2. Logotipo

O pinguim foi escolhido como mascote da marca, depois de um destes ter vindo ao sul nos visitar, na Praça Mauá no Rio de Janeiro, então foi adotado por Alfredo Monteverde e Maria Consuelo, esta sua primeira funcionária.

Em 2003 o PONTO FRIO reformulou totalmente seu logotipo que passou a adotar cores mais vivas como o vermelho, em substituição ao tradicional laranja. Em 2011 ocorreu uma nova mudança: o pinguim foi posicionado do lado direito, com o nome da marca escrito em letras minúsculas em vermelho. A fonte da letra foi arredondada, evidenciando ainda mais o nome da marca.

2.3. Os slogans

Tudo o que você precisa.

Ponto Frio Faz melhor pra você e ponto.

Ponto Frio faz melhor. E ponto.

Você pode comprar melhor.

Ponto Frio Bonzão (década de 90)

Você clica. A gente entrega. (Pontofrio.com)

3. Produtos e Clientes

A empresa se encontra dividida em cinco setores, são eles:

1º Setor linha marrom: televisores, dvd – blu-ray players, mini system, micro system, mp3 automotivo;

2º Setor linha branca: refrigeradores, lavadoras, fogões, microondas;

3º Setor linha dos portáteis: grills e sanduicheiras, ferros de passar, panelas elétricas, cafeteiras, liquidificadores, fornos;

4º Setor linha de telefonia: celulares, câmaras digitais, telefones em geral;

5º Setor de informática: notebooks, computadores, monitores, multifuncionais.

3.1.Localização

Instalada no Shopping que se localiza na divisa dos municípios Sorocaba e Votorantim, em um bairro nobre (Parque Campolim e Parque Bela Vista), há também rodovias gerando fácil acesso a região, tende a atender principalmente as classes media e alta, sendo elas seus clientes finais.

3.2. Clientes e Necessidades

Os clientes procuram aquilo que necessitam e desejam. Buscam produtos que satisfaçam essas necessidades, que tenham qualidade, durabilidade, sejam confiáveis, e proporcionem status, mas, além disso, esperam um bom atendimento, antes, durante e depois da venda. Desejam poder contar com a empresa sempre que precisam de um produto, quando este dá algum tipo de problema, contam com um atendimento eficiente para resolver, seja com uma troca, assistência, ou até mesmo o cancelamento da compra, finalizando com um excelente pós venda.

3.3. Garantias e Serviços

A empresa possui seis tipos de garantias relacionadas à seus produtos. São eles:

Quitação garantida: oferecida àqueles que fazem nosso cartão de crédito pela primeira vez e realizam uma compra. É um seguro que protege o financiamento contratado em nossa loja, em caso de:

Morte natural, acidental, invalidez permanente ou total por acidente;

Desemprego involuntário;

Incapacidade física total temporária.

Seguro residencial: este seguro pode ser oferecido na compra de qualquer produto. Ele protege a residência do segurado em caso de incêndio, queda de raio, explosão, roubo e furto qualificado. Há também alguns profissionais a disposição:

Chaveiro: perda ou quebra das chaves/fechadura de portas ou janelas do local segurado;

Encanador: Contenção de vazamentos por problemas hidráulicos em tubulações externas ou para desentupimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com