TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro Perspectivas sobre Estratégia da Produção

Tese: Quatro Perspectivas sobre Estratégia da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Tese  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  3.589 Visualizações

Página 1 de 4

Quatro Perspectivas sobre Estratégia da Produção.

A estratégia da produção é um reflexo "de cima para baixo" (top-down) do que o grupo ou negócio todo deseja fazer.

A estratégia da produção é uma atividade "de baixo para cima" (bottom-up), em que as melhorias da produção cumulativamente constroem a estratégia.

A estratégia da produção envolve traduzir os requisitos do mercado em decisões da produção.

A estratégia da produção envolve explorar as capacidades dos recursos da produção em mercados eleitos.

Nenhuma dessas quatro perspectivas sozinhas dá-nos uma visão geral do que seja a estratégia de produção.

Juntas, no entanto, elas fornecem uma ideia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção.

Perspectiva de Cima para Baixo (Top-Down)

Uma grande empresa diversificada necessitará de uma estratégia para posicionar-se no ambiente global, econômico, político e social. Isso consistirá em decisões sobre em que tipos de negócios o grupo deseja investir, em que partes do mundo o grupo deseja operar, como alocar seu dinheiro entre seus vários negócios, e assim por diante. Tais decisões formam a estratégia corporativa de empresa. Essa estratégia de negócios guia a empresa em relação a seus consumidores, mercados e concorrentes, e também à estratégia do grupo corporativo do qual faz parte.

De forma semelhante, dentro da empresa, estratégias funcionais necessitam considerar qual parte cada função deveria desempenhar para contribuir para os objetivos estratégicos da empresa. A produção, o marketing, o desenvolvimento de produto/serviço e outras funções precisam considerar qual a melhor forma de se organizarem para apoiar os objetivos da empresa.

O papel da produção é, dessa forma, largamente o de implementar ou "operacionalizar" a estratégia da empresa. A figura a seguir ilustra essa hierarquia estratégica, com algumas das decisões em cada nível e as principais influências sobre as decisões estratégicas.

Perspectiva de Baixo para Cima (bottom-up)

A perspectiva de cima para baixo oferece uma visão ortodoxa de como as estratégias funcionais deveriam ser montadas. Na realidade, no entanto, o relacionamento entre os níveis de hierarquia da estratégia é mais complexo do que isso. Embora seja uma forma conveniente de pensar a estratégia, esse modelo hierárquico não consegue representar a maneira como as estratégias são formuladas. Quando qualquer grupo está revisando sua estratégia corporativa, também levará em conta as circunstâncias, experiências e capacidades das várias empresas que compõem o grupo. De forma similar, as empresas, ao revisarem suas estratégias, irão consultar suas funções individuais dentro da empresa sobre suas restrições e capacitações. Podem, também, incorporar as ideias que vêm da experiência diária de cada função.

Portanto, uma perspectiva alternativa para a visão de cima para baixo é de que muitas ideias estratégicas emergem, com o tempo, da experiência operacional. Algumas vezes, as empresas movem-se em uma direção estratégica particular, porque a experiência em curso de fornecer produtos e serviços a consumidores no nível operacional convence-os de que é a coisa certa a fazer. Pode não haver decisões em um escalão mais alto que examinam opções estratégicas alternativas e escolhem aquela que oferece a melhor saída. Em vez disso, o consenso geral emerge do nível operacional da organização. O "alto nível" do processo decisório estratégico, se ele existir, pode confirmar o consenso e fornecer os recursos para fazer acontecer efetivamente.

Essa ideia de estratégia que é moldada pela experiência do nível operacional ao longo do tempo é, algumas vezes, chamada de conceito de estratégias emergentes. A estratégia é gradualmente moldada com o tempo e baseada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com