TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Port fólio Individual Unopar

Trabalho Universitário: Port fólio Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho venho relatar a importância como as organizações inseridas nesse ambiente econômico e social e preocupação com seus fatores de produção, buscando constantemente mecanismos e sistemas, procedendo de forma que contribuam para aperfeiçoar a gestão, no sentido de que possam competir no mercado com nível de qualidade e organizações a sua continuidade operacional. Sabe-se que para manter a competitividade de uma empresa sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentado por elas. Nesse sentido, a gestão de custos apresenta-se como uma importante ferramenta neste contexto.

DESENVOLVIMENTO

1- O Conhecimento dos custos ajuda a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital e planejamento, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação, De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização. A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimentos a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

2- GECON ou Modelo de Gestão econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economics and Business Models Works. Idealizado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta visualizando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparada com o resultado de outros setores, onde a análise de custos x resultados é fundamental para busca de uma constante eficiência eficácia nos processos.

ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos as atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo. Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividade executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objeto de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C.

RKW É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de conceito foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa), seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW (reichs kuratoriunfürwirts chaftlichtkeit) além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo sistema de absorção, e as despesas de vendas, administrativas e financeiras. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos. Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá para como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que calculados as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.

3- A analise de custos ajuda as empresas a obterem uma vantagem competitiva. Isso se aplica a praticamente todas as empresas no mercado, inclusive aquelas que optam pela vantagem baseada na diferenciação. Diante disso, é vital que o processo de acompanhamento, revisão e redução dos custos tenha que estar inserido na cultura da instituição e fazer parte da sua rotina. Essa inserção na cultura é essencial para se obter resultados satisfatórios. Apesar dos atrativos de uma cultura de redução de custo, a prática é diferente da teoria, pois decidir por reduzir os custos envolve medidas que desagradam diferentes níveis da companhia. Para atingir a redução de custos, existem diversos métodos que orientam as ações nesse sentido. Um deles se baseia na revisão dos principais grupos de despesas, Os colaboradores são peças fundamentais no sucesso dos projetos de redução de custos e, em muitos casos, as idéias mais efetivas vêm das pessoas que estão lidando com os processos de forma rotineira. Este envolvimento cria sinergia, comprometimento e responsabilidade com o sucesso das ações Sabem que cada instituição agrupa e analisa as despesas conforme sua cultura e característica. Para direcionamento da discussão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com