TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1° Semestre

Trabalho Escolar: Portfolio 1° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Foi em uma terça-feira, dia 30, que finalmente a notícia se tornou oficial: o Brasil foi anunciado como o país anfitrião da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Esse evento constitui oportunidades ímpares para o desenvolvimento turístico do Brasil, afinal, por meio destes teremos uma maior visibilidade, através da exposição e repercussão destes nos veículos de mídia, de nossa imagem enquanto destinação turística. A vinda de grandes eventos esportivos tem sido o principal marketing dos países, estratégia a qual traz atração, investimentos e da atenção internacional.

Este trabalho tem por objetivo analisar o texto e desenvolver um pensamento sistêmico, interpretando o texto e utilizando as principais técnicas administrativas para planejar, organizar, dirigir e controlar as diversas fases de um empreendimento. Também, utilizar a sociologia como uma ferramenta adequada para a compreensão da realidade social fazendo uma leitura crítica sobre essa realidade.

A COPA DO MUNDO É NOSSA

A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estima que o custo de construção e remodelação dos estádios custará mais de R$ 1,9 bilhão. Além das construções e reformas de estádios, haverá ainda mais alguns milhões gastos em infra-estrutura básica para deixar o país pronto para sediar o evento.

É provável que o Brasil terá grande visibilidade com a promoção do mega - evento esportivos agendado. Para receber a copa – um dos maiores eventos esportivos da atualidade – o Governo Federal tem coordenado diversas ações e investimentos que trarão melhorias nas áreas de infraestrutura, emprego, capacitação no turismo, renda e promoção da imagem do país. Tais eventos poderão ser encarados como elementos motivadores e dinamizadores de transformações que implicarão e incitarão uma completa modificação da infraestrutura do país como um todo, desde a hotelaria, passando pelos modais de transporte, e melhoria da qualidade de serviços (incluindo transporte, saneamento, comunicação, educação, segurança), envolvendo toda a superestrutura brasileira com implicações em políticas públicas e instituições regulamentadoras. Os benefícios econômicos destes eventos retratam um argumento utilizado para justificar o esforço e o gasto público para sediar tais eventos. A Copa representa um grande evento esportivo programado para o Brasil. Na sua preparação, uma série de obras de infraestrutura, reformas e construção de estádios estão sendo programadas. Em meados de 2009 as 12 cidades-sede da Copa, que abrigarão jogos da competição, foram escolhidas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

Falando dos pontos positivos, um deles é a movimentação do comércio, ou seja, as empresas e vendedores, lojas e demais empreendimentos, hotéis e bares sairão ganhando muito com isso, com muitos estrangeiros nos visitando ocorrerá uma grande movimentação da economia do país, além de termos os olhos de parte do mundo voltados para nós, com isso além das empresas internas, empresas de fora também poderão investir aqui, mesmo que seja temporariamente e a nação terá um aumento de capital.

Na realização da copa do mundo no Brasil, podemos destacar que as cidades irão crescer, pois haverá investimentos em infraestrutura e mobilidade, haverá também investimentos em novos meios de transporte e modernização dos já existentes. Esses investimentos poderão ser utilizados pela população após a realização da copa. Podemos citar, ainda, a abertura da empresa FORD com grande influência no setor automobilístico, e ainda abertura de novas empresas voltadas a hospedagem, alimentação, entretenimento e turismo.

Os pontos negativos são a superlotação das vias e transportes, dor de cabeça para quem mora perto dos estádios e lixo pelos cantos, além de que teremos que garantir maior segurança, devido ao terrorismo, pois receberemos pessoas de diversos países.

Podemos destacar, ainda, que haverá investimentos públicos em obras de altos valores, que após a Copa se tornarão grandes “elefantes brancos”, ou seja, estádios que vão virar palco de shows, pois algumas dessas sedes não têm movimentação a tal porte para jogos estaduais ou nacionais. Estes recursos poderiam ser utilizados em outras áreas mais necessárias, como saúde, segurança, educação e moradia.

Contudo, com a chegada da copa as cidades-sedes receberão investimentos públicos e privados, oferecendo muitas oportunidades de crescimento para as empresas locais, gerando trabalho para a população.

Para Gilberto, esse evento será um grande desafio, pois ele precisará planejar com muito cuidado, para futuramente não se comprometer com dívidas que não possa honrar, e ainda, programar seu investimento para que possa ser útil mesmo após a realização da copa. Para que a empresa ZZZ tenha sucesso, Gilberto deverá ter como seu objetivo principal fechar contrato direto com as empresas estrangeiras que trarão investidores e turistas à Salvador. O público-alvo que a empresa de Gilberto deseja atender são os investidores, engenheiros e técnicos que virão antes do ano de 2014 para trabalhar nas obras da Copa e os torcedores e visitantes que virão para o evento, em 2014.

O objetivo é realizar parcerias e contratos diretos com empresas estrangeiras, sem interlocutor. Realizar um planejamento estratégico, estudos de viabilidade econômica, oportunidades de mercado e injeção de capital. Com relação ao planejamento, as seguintes ações deverão ser realizadas até 2014:

1- Plano Estratégico:

• Oferecer os serviços às empresas estrangeiras que realizarão obras para a Copa em Salvador;

• Aluguel de veículos;

• Aquisição de novos veículos, se necessário;

• Contratar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com