TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Semestre Educação Física UNOPAR

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO I        4

3        DESENVOLVIMENTO II        7

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

 


  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo está direcionado a uma análise da importância dos procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos, o esporte possui enorme popularidade no cenário mundial, o que leva milhões de crianças e adolescentes a praticá-lo em alguma escola de iniciação esportiva. Dentre as inúmeras modalidades esportivas, os jogos coletivos são os que possuem mais adeptos. Considerando o esporte como um fenômeno sociocultural com múltiplas manifestações em variados contextos, este estudo busca contribuir para que crianças e adolescentes, quando em contato com o mesmo em um ambiente educacional institucionalizado - formal ou não-formal, tenham acesso a um programa esportivo que contemple além da prática também estimulando-os a compreender integralmente o esporte, como destaca Paes (2001, p.40). Os jogos esportivos coletivos são compostos por muitas modalidades, que evoluem e mudam suas regras e regulamentos todos os anos. Eles possuem características comuns e específicas que, ao serem trabalhadas de forma adequada, auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social do indivíduo influenciando  na formação da criança e do adolescente, observa-se a Pedagogia do Esporte como uma linha de estudos em ascensão de diversificada abrangência, cujos estudos ligam-se ao organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos adequados para processos de ensino, especialização e treinamento de diversas modalidades esportivas, nos variados contextos onde essa prática se mostra possível. Os jogos esportivos coletivos podem ser uma importante contribuição para o desenvolvimento multilateral da criança ou adolescente. Entretanto, para que essa contribuição seja eficaz, é necessária a utilização de uma metodologia baseada na pedagogia do esporte, que atribui um aspecto educativo ao esporte. Este estudo de revisão tem como objetivo descrever as principais características da pedagogia do esporte, enfatizando sua importância no ensino dos jogos esportivos coletivos. Os jogos esportivos coletivos possuem particularidades e características próprias. Assim, o presente estudo observa e descreve um conjunto de procedimentos pedagógicos indicados para processos didáticos em jogos esportivos coletivos que potencializam as possibilidades educacionais, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Iniciação esportiva. Jogos coletivos. Pedagogia do esporte


  1. DESENVOLVIMENTO I

 O esporte é um fenômeno sócio cultural em destaque no cenário mundial contemporâneo, que aparece de múltiplas maneiras, sendo procurado como prática por diversos seguimentos da sociedade, dentre os quais destacamos crianças e adolescente, com os avanços tecnológicos e a mídia transformaram o esporte em um fenômeno mundial, fazendo com que crianças de todas as idades procurassem escolas de iniciação esportiva para a prática de uma de suas modalidades. Por isso, a grande popularidade alcançada pelo esporte fez com que muitos pesquisadores da área da Educação Física começassem a estudar a metodologia ideal para o ensino do esporte nos programas de iniciação. Considerando que o esporte hoje se manifesta por meio de diversas modalidades esportivas, faz-se necessário pontuar que o estudo se incide no momento da iniciação esportiva, sendo destacadas as relações interpessoais desenvolvidas no conjunto dos jogos esportivos coletivos (JECs), uma vez que este tem por essência a convivência em grupos que interagem em busca de um objetivo comum (atingir um alvo) e que este grupo interage com outro com um objetivo semelhante: atingir o alvo da primeira equipe. Dada esta configuração, ressaltam-se os três traços fundamentais dos JECs, apontados por Garganta (1995).

Para estruturar metodologicamente a pedagogia visando ao ensino dos jogos coletivos é preciso ter o conhecimento (...) promovendo intervenções com graus crescentes de dificuldade. Entretanto, para efetivamente estruturar uma pedagogia do esporte, com o objetivo de contribuir com o processo educacional (...), é preciso avançar em outra direção. Nesse contexto, o referencial socio-educativo constitui-se um ponto sustentador (...). Esse referencial será contemplado na medida em que, além do enfoque técnico-tático, importante na pedagogia do esporte, também se levará em conta princípios indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade da criança e do jovem. Destacam-se: cooperação, participação, convivência, emancipação e educação. A utilização da metodologia no ensino do esporte é muito importante, já que o ambiente esportivo envolve muitos desafios serem superado, tais como: a busca pelo desempenho atlético em crianças em fase de iniciação, a supremacia da competitividade sobre os valores educacionais, a pressão psicológica realizada por colegas e professores sobre os alunos menos habilidosos, a especialização precoce em alguma modalidade esportiva e a fragmentação das aulas, restringindo o aprendizado por parte dos alunos (GALATTI; PAES, 2006). Como ressaltam Ferreira, Galatti e Paes (2005, p.128) [...] o professor deve estar atento em promover intervenções positivas; ter a participação, a cooperação, a educação, a emancipação e a totalidade como princípios; buscando, assim, valer-se da pedagogia do esporte já discutida e não da simples administração da prática esportivizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (741.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com