TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Semestre RH Unopar 2019

Por:   •  3/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  3.950 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        GESTÃO DE PESSOAS        5

2.2        RESPONSABILIDADES SOCIAL E AMBIENTAL        6

2.3        CALCULANDO O MELHOR INVESTIMENTO        7

2.4        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        8

3     CONCLUSÃO        9

4      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

        


  1. INTRODUÇÃO

Sabendo que a gestão organizacional é compreendida como um berço de conflitos, de ideias, conhecimentos, experiências e aprendizagens, é nesta fase que se discute o processo de organização e estruturação de uma empresa.

Assim, o seguinte trabalho apresenta como tema: Análise da Gestão Organizacional, com foco na análise das praticas da gestão na empresa PARANAPANEMA, identificando e sugerindo propostas de intervenção. Para isso, pretende-se abordar assuntos específicos sobre gestão de pessoas, matemática financeira, planejamento estratégico e responsabilidade social e ambiental.

Será realizada uma entrevista com a empresa localizada no município de Dias D’Ávila-BA. No modelo de gestão, será identificado à estrutura organizacional os níveis hierárquicos da empresa entrevistada representado em organogramas, para ilustrar e facilitar a compreensão. Serão abordadas as características de mercado seguindo pela organização, os fatores econômicos necessários para tomada de decisões e outros.

Nesse caminhar e com relação à gestão de pessoas, será relatado como é o processo, quais os recursos de comunicação entre o funcionário e os superiores, analisando se a instituição oferece incentivos ou capacitação para os funcionários, e a estrutura dos cargos evidenciando os cargos de destaque existente na organização, investigando a existência e/ou a elaboração do código de ética é indispensável neste processo, pois, deverá orientar a conduta de todos os funcionários envolvidos e o funcionamento da organização.    

Sendo assim, o trabalho em pauta é imbuído na produção acadêmica e determina a contribuição para área da gestão, as reflexões sobre as interfaces entre as disciplinas estudadas neste semestre, onde os sujeitos envolvidos sejam desafiados a repensar suas praticas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Paranapanema S.A. atua na fundição e no refino de cobre primário e na produção de semimanufaturados de cobre e suas ligas. É, assim, a única empresa a transformar o cobre mineral em metal no Brasil. As atividades da Companhia abrangem grande parte da cadeia industrial do material, seguindo até a fabricação e a venda de produtos e coprodutos, como vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões, entre outros.

Empresa de capital aberto, a Paranapanema está listada com o código PMAM3 no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Com 2.047 colaboradores e receita líquida de R$ 3,5 bilhões em 2017, posiciona-se como a quarta maior empresa do estado da Bahia e a 110ª do país, segundo a publicação Melhores e Maiores de EXAME. Suas unidades industriais somam três. Na matriz, localizada em Dias d’Ávila (BA), são produzidos cátodos, fios e vergalhões, além de coprodutos de cobre, como lama anódica e ácido sulfúrico. Na unidade de Santo André (SP), onde também fica a sede fiscal da Companhia, fabricam-se produtos de cobre e suas ligas, como laminados, tubos e barras. A terceira unidade fica em Serra (ES), onde são produzidas conexões de cobre. O CDPC - Centro de Distribuição de Produtos de Cobre Ltda., controlada da Paranapanema, tem unidades na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e realiza a logística de distribuição.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Chiavenato (92009, p.68) diz: “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.”.

A Paranapanema através do seu setor de Recursos Humanos realiza o recrutamento misto e seleção, onde a cada dia busca ser uma empresa de classe mundial reconhecida pela excelência de seus custos, produtos e serviços. Para isso busca talentos que estejam dispostos a vencer desafios, trabalhando com ética, respeito e criatividade.

Oferece a seu colaborador um ambiente dinâmico de muito aprendizado que possibilita troca constante de experencia. Seu processo de seleção é realizado por meio de prova técnica e testes psicológicos (Psicométricos). Vale ressaltar que todas as oportunidades também estão destinadas á pessoas com deficiência.

Realiza Entrevista de desligamento, onde o colaborador é encaminhado ao setor de Serviço Social para receber as devidas orientações. No seu programa de integração se faz através de acolhimento com duração de 5 dias onde é apresentado ao colaborador missão,  visão e valores. Na Gestão de Pessoas é realizado coleta de dados, solicita foto para emissão de crachá, registro em CLT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com