TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual 1 Semestre Unopar

Artigo: Portfolio Individual 1 Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A vida Frenética dos Executivos 4

2.2 Psicologia Organizacional nas grandes empresas 5

2.3 Cultura Organizacional nas grandes empresas 5

4 CONCLUSÃO 6

Bibliografia 7

Introdução

Neste trabalho, irei apresentar uma discussão sobre o estresse na vida dos executivos do alto poder, baseado no texto ‘’ A Angústia da Vida Executiva’’ pesquisa feita pelas repórteres ALINE RIBEIRO, ANA SANTA CRUZ E CRYSTIANE SILVA, da revista Época Negócios.

Conceituando a pesquisa com funções dos gestores de recursos humanos, usando das ferramentas: Psicologia Organizacional e gestão de pessoas, e da Cultura Organizacional.

Grandes executivos, homens de sucesso profissional, que acabam caindo na armadilha de que sucesso trás felicidade. Homens que são vitoriosos na vida profissional e derrotados na vida pessoal e familiar.

Destacarei os conflitos, as lutas, o estresse, a infelicidade e a falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mostrarei que ainda existe escravidão, escravidão imposta pelo sucesso.

Desenvolvimento

2.1 A vida Frenética dos Executivos:

Escravos do sucesso são nisso que os grandes executivos se tornaram nos dias atuais. Na frenética busca pelo poder, eles acabam se acarretando de muitas responsabilidades, de um grande desgaste e tornam-se infelizes na vida pessoal.

O século atual interage com uma extrema globalização, ela que unificou o comércio mundial. As grandes organizações se veem obrigadas a competir, criando uma competição desvairada por poder e lucros. Organizações que impõem sobre os seus colaboradores uma sobrecarga implacável e exigindo ao extremo de sua capacidade.

Os executivos se encontram em longas jornadas de trabalho, passando em muitas vezes de 14 horas de trabalho dia, como por exemplo, o grande executivo Cledorvino Belino, Diretor da fábrica de automóveis Fiat, no Brasil em Betim (MG). Em meio a essa guerra de grandes multinacionais, os executivos vivem com a falta de confiança com quem trabalha do seu lado, as muitas horas de trabalho, as várias exigências impostas pelas empresas, às responsabilidades de chefiar e administrar não só pessoas como acordos comerciais entre outros, e as metas que são praticamente uma obrigação, trouxeram a esses homens do elevado poder hierárquico muito sucesso, porém uma infelicidade e muitas vezes fracasso na vida pessoal e familiar.

Homens que se encontram na maioria das vezes estressados, passam a transmitir esse sentimento para os seus chefiados. Esse desgaste trás um clima organizacional pesado, onde pode prejudicar a produtividade e a boa relação entre os colaboradores. As muitas cobranças afetam tanto a saúde física como emocional.

2.2 Psicologia Organizacional nas grandes empresas:

Em meio a tantos conflitos e dilemas, o gestor de recursos humanos terá que implicar a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, assim buscando entender oque ele sente e passa.

Terá que efetuar pesquisas relacionadas aos sentimentos e a satisfação com o trabalho que o colaborador executa. Será necessário implicar novas contratações, assim diminuindo o acarretamento de responsabilidades sobre um indivíduo, efetuar palestras para auxiliar os colaboradores em inúmeras ocasiões do dia a dia. Trazer um clima organizacional que contribua para uma boa produtividade e convivência, através da valorização da mão de obra.

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com