TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1º Período Administração

Pesquisas Acadêmicas: Portfólio 1º Período Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.2 TEORIAS DO TRABALHO 4

2.2.1.1 Visão da Sociedade Capitalista para Emile Durkeim 4

2.2.1.2 Visão da Sociedade Capitalista para Max Weber 4

2.2.1.3 Visão da Sociedade Capitalista para Karl Marx 5

2.2.2.1 Anomia (Durkeim) 5

2.2.2.2 Racionalização (Weber) 5

2.2.2.3 Alienação (Marx) 6

2.2.3.1 Teorias Marxistas 6

2.2.3.2 Teorias Weberianas 6

2.2.3.3 Teoria Positivista na Atualidade 7

2.3 CONCEPÇÃO DO HOMEM NA IDADE MODERNA 7

2.4 NÍVEL DE LINGUAGEM 7

5 PESQUISA - APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS 8

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................14

5 REFERÊNCIAS ......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O homem inova com o passar dos séculos o seu modo de organizar em níveis sociais. O modo de produção tem uma forte influência na política, no estado, nos costumes e valores de uma sociedade. O capitalismo como meio subseqüente ao feudalismo é e esta sendo o nosso atual meio de se organizar a economia. Isso faz com que padrões sejam adotados pela maioria dos países do planeta, levando no resultado da globalização.

O trabalhador foi algo visto no inicio da industrialização como simples peças de um conjunto de ferramentas necessárias para um dono do meio de produção obter lucro. no que observa-se na atualidade uma mudança nessa concepção, levando o homem a refletir mais sobre os valores para que deles possam se beneficiar toda a sociedade.

As empresas se perguntam, se criticam cada vez mais as suas políticas internas, preocupando com sua imagem e resultados no meio externo a elas. Para chegar a esse ponto de estudo e observação de valores cultuados na sociedade atual passamos por interpretações de grandes autores começando no século XIX: Emile Durkeim, Karl Marx e Max Weber.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.

As habilidades do administrador é algo que constantemente muda, e essa mudança é de acordo com as exigências das endógenas e exógenas. Podemos dividir as habilidades em três tipos de acordo com Robert Kantz; habilidade técnica, habilidades humanas e habilidades conceituais. Habilidades técnicas esta ligado ao conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos para aplicação na execução das do serviço. Habilidades humanas é a capacidade de relacionar com pessoas motivando-as no dia a dia. Habilidade conceitual é a busca de uma visão ampla onde o administrador vai descrever os objetivos futuros da empresa.

A partir do século XIX começou a ser estudado teorias da administração como meio de melhorar processos de produção nas indústrias. Na teoria cientifica o trabalhador passa a executar tarefas repetitivas, e por isso ele tem pouco valor por ser fácil a sua substituição. Na teoria clássica o ser humano trabalha dentro de uma organização burocrática, e essa organização relaciona com outra organização sendo o trabalhador uma parte desse sistema. Já na teoria das relações humanas, teoria comportamental, teoria do desenvolvimento organizacional são teorias que deu mais ênfase no comportamento do ser humano quanto os seus sentimentos e sua capacidade de produzir perante fatores emocionais.

2.2 TEORIAS DO TRABALHO.

2.2.1.1 Visão da Sociedade Capitalista para Emile Durkeim.

Emile Durkeim não foi o primeiro a desenvolver a idéia de sociologia, mas ele e o responsável por transformar-la em ciência. Durkeim dedica a posicionar a sociologia como objeto de estudo o fato social, Ele afirma que o indivíduo sofre uma coerção exterior, e esta tem existência própria independente das manifestações próprias.

2.2.1.2 Visão da Sociedade Capitalista para Max Weber.

Weber demonstra interesse em estudar a sociedade capitalista dando foco em como as idéias, valores e crenças influenciam as mudanças sociais. A ação social e sua interpretação é o seu objeto de estudo. Esse objeto de estudo é entendido como uma ação, e toda ação de um sujeito tem é explicada por conduta de outros sujeitos.

2.2.1.3 Visão da Sociedade Capitalista para Karl Marx.

Para Marx sociedade capitalista é uma situação transitória. Com a luta de classes, a classe dominante (a burguesia) naturalmente cairá e um novo modo de produção surgirá, ou seja, uma nova forma de o homem organizar a produção de matérias primas em matérias acabadas.

2.2.2.1 Anomia (Durkeim).

A Anomia é quando um ser humano perde o objetivo e a identidade em sua vida. Mas também Anomia para Durkeim pode ser encontrado em uma sociedade que se perde com a crise de identidade.

A Anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade. Este termo foi cunhado por Émile Durkhiem em seu livro O Suicídio. Portanto, Anomia significa falta de lei ou ausência de norma de conduta. Foi com esse entendimento que Durkhiem usou Em sua obra, Da Divisão do Trabalho Social, Émile Durkhiem explicita a noção de um “estado de Anomia” que seria vivenciado pela sociedade, em sua totalidade.

2.2.2.2 Racionalização (Weber).

A ação social por meio da racionalidade leva o homem a fazer escolha que vai refletir como melhora na sua qualidade de vida. É um caminho para liberdade, garantido pelos meios que se chega ao fim.

O termo racionalização em Weber está referido a ações sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com