TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Metodologia Da Pesquisa

Exames: Portfólio De Metodologia Da Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  1.960 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Metodologia é a disciplina que nos ensina as técnicas de elaboração de um trabalho científico, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir qualquer tipo de trabalho.

O objetivo do portfólio de Metodologia da Pesquisa é de explicar toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Mais do que um Método a Metodologia da Pesquisa Científica, é uma base sólida para se construir seu próprio caminho, determinando os padrões para apresentação de dissertações, teses, fichamentos e projetos de pesquisa.

Teremos como foco neste portfólio, o conceito de ciência, os tipos de conhecimento, os métodos científicos, as técnicas de pesquisa, e toda a relevância da disciplina para nos guiar na jornada acadêmica e futura atuação profissional.

Portanto se faz necessário este estudo para que qualquer um possa produzir um texto científico minimamente decente para se ter realmente algum valor.

A METODOLOGIA DA PESQUISA E SUAS TÉCNICAS

Começamos a abordar o tema de Metodologia da Pesquisa quando a tutora Nayara distribuiu o guia de estudos, o guia da oficina e lemos todos juntos o texto inicial que abordava sobre a importância da disciplina e sua contribuição para a vida de estudo. Dando sequência nas atividades, a tutora nos orientou a fazer a atividade proposta em sala que era a leitura do texto complementar “A diferença de conhecimento e informação”. Após o termino da leitura ela dividiu a sala em grupos e cada grupo falou de uma parte do texto, onde percebemos que o conhecimento se refere ao desenvolvimento cognitivo e a informação ao conhecimento informal. Para finalizar a oficina, a tutora Nayara separou os grupos e realizou a atividade da 2ª etapa, nosso grupo ficou com o tema – Pesquisa e educação, onde vimos que a pesquisa ajuda a ser um adulto crítico e sensato, sendo ela de grande importância na escola, pois através dos questionamentos, das indagações, inovações e do conhecimento que ela traz, confirma – se que a pesquisa é um processo de formação, de aperfeiçoamento e contribui para que o educador faça o diferencial na sua vida profissional.

A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.

Quanto aos procedimentos técnicos podem ser: Pesquisa Bibliográfica que é aquela que utiliza material escrito ou gravado são consideradas fontes bibliográficas os livros, as publicações periódicas, fitas gravadas de áudio e vídeo, etc.;

A pesquisa documental utiliza fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação.

Quanto aos objetivos ela se classifica em: Pesquisa Exploratória, que constitui o primeiro passo de todo trabalho científico. Visa, sobretudo quando é bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; Pesquisa Descritiva, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisador interfira neles; Pesquisa Explicativa que é mais complexa, pois, além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. A maioria destas pesquisas utiliza o método experimental. Quanto ao objeto, é referente principalmente ao ambiente onde são realizadas as pesquisas.

Quanto à natureza, não se fundamenta nos métodos adotados, mas sim nas finalidades da pesquisa.

A pesquisa experimental é quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos.

O estudo de caso é quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos característicos de um determinado objeto de pesquisa

Ciência pode ser definida como o conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experimentação.

O conhecimento é o ato de adquirir informações e dados sobre um determinado assunto. Ele pode ser motivado pela necessidade de conhecer algo ou saber sobre ele, bem como por curiosidade.

O conhecimento mítico busca o entendimento da realidade com base no sobrenatural e na tradição. É um tipo de conhecimento que faz uso da intuição para explicar a realidade, as origens.

O conhecimento popular ou empírico também pode ser designado de vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento, a maneira de conhecer ocorre de forma superficial por informações ou por experiência casual.

O conhecimento religioso ou teológico está relacionado com a fé e a crença divina. Apresenta verdades indiscutíveis e infalíveis. O que funda o conhecimento religioso é a fé, não sendo necessário ter evidências para crer.

O conhecimento filosófico pode ser entendido como resultado do esforço racional, sistemático e lógico de busca de conhecimento sem recorrer à experimentação.

O conhecimento técnico é a aplicação das outras formas de conhecimento para solução de problemas e transformação da realidade. É baseado na objetividade operacional da aplicação do saber fazer a um determinado contexto.

Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos

os outros saberes que lhe podem ser úteis. Trata-se de um tipo

de saber que auxilia o homem e a mulher a agirem no mundo,

levando-os às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida. (CORREIA, 2009)

O conhecimento científico procura desvelar os fenômenos, suas causas e as leis que os regem. Considera-se, assim, que o objeto da ciência é o universo material, físico, perceptível pelos órgãos dos sentidos ou pelos aparelhos investigativos.

Para elaborar um questionário, deve-se refletir sobre os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com