TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Em Grupo

Trabalho Universitário: Portfólio Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo busca demonstrar de maneira objetiva a importância das teorias Micro e Macroeconômicas utilizadas como base para a operação eficiente da empresa entrevistada, assim como os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização de lucro, evidenciando o cuidado com as variações das políticas econônimcas que influenciarão diretamente na tomada de decisões no ambiente em que está inserida.

Citará também, as ferramentas utilizadas pela empresa para fornecimento de dados estatísticos que possam sob análise servir como apoio para definir e tomar decisões, visando a manutenção ou melhoria de itens básicos, porém necessários para enfrentar a concorrência, conquistar e manter seus clientes, além permanecer no mercado.

Por fim, abordará a ética empresarial, assim como a política e a sociedade no âmbito da empresa pesquisada que participa de uma política pública adequada para suas qualificações dentro do mercado varejista de vestuário.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1 A EMPRESA

A GILMARA CONFECÇÕES foi fundada em 1984 na cidade de Itabuna/BA; considerada uma empresa de pequeno porte no comércio varejista de vestuário unissex e infantil, cama, mesa e banho.

“Varejo é um conjunto de atividades de negócio que envolve a venda de produtos e serviços para o consumidor final, ou seja, é o último estágio de distribuição” (ANGELO, SILVEIRA, 2000, p.25).

Composta por três lojas situadas no centro da cidade, A Gilmara Confecções tem uma exposição de mais de 15.000 em peças e mais de 10.000 em estoque, e estando atenta para o comportamento do consumidor, a empresa lida com a aplicação do raciocínio microeconômico pela lei Geral da Demanda quando procura estabelecer os preços de suas mercadorias em patamares que possam ser atrativas para o consumidor final, atendendo a demanda, suas especificidades e particularidades de preferência e utilidade.

Essa é uma linha de pensamento microeconômico que concorda com o pensamento de Gurgel (2000, p.67), quando afirma que “o varejista necessita saber o que seus clientes necessitam nos dias de hoje e o que estes mesmos clientes necessitarão nos dias de amanhã”.

Com as oscilações frequentes do mercado, tem sido uma prática constante do marketing da empresa a realização de promoções e liquidações nos itens do varejo, investimento em publicidade e crédito através de crediário próprio com a finalidade de torná-los mais atrativos para conquista de novos consumidores que incorporarão o cadastro de clientes da empresa com faixa de idade entre 18 e 75 anos. Atualmente, a Gilmara Confecções possui mais de 10.000 clientes ativos, entre o sexo masculino e feminino, fidelizados à empresa em decorrência da qualidade dos produtos oferecidos e dos preços praticados, além da comodidade em suas instalações e da oferta de prazo amplo para pagamento das compras de forma parcelada, ajustadas à realidade financeira dos seus clientes evitando comprometer mais do que 30% do orçamento individual de seus compradores.

Além disso, é importante observar que ocorre variação de preços e dos produtos de acordo com as estações do ano e de também vinculados às últimas tendências de moda lançadas no mercado, condutas necessárias para que a loja não permaneça com seu estoque obsoleto em relação às atuais necessidades do mercado e de sua clientela com vistas a não ter prejuízos financeiros pela não comercialização dos produtos adquiridos.

O gráfico 01 abaixo demonstra que a vertente da loja é eminentemente feminina, apesar de ser uma empresa de vendas de artigos unissex.

Fonte: Dados da pesquisa

Baseado ainda em análises microeconômicas de demanda, custo e produção, a GILMARA CONFECÇÕES utiliza ferramentas para tomadas de decisões internas que sejam coerentes com as metas da organização no curto e longo prazo, fundamentada na análise do comportamento dos agentes (famílias e empresas). Entre as decisões estão:

• Política de preços

• Previsão de demanda e faturamento

• Análise de custos – benefício da compra de equipamentos e ampliação da empresa

• Política de propaganda e publicidade

Toda essa análise é realizada partindo-se do pressuposto da existência de uma concorrência. Esse contexto permite que os consumidores possam maximizar sua satisfação com oportunidade de escolha, os produtores maximizar seus lucros com a criação de métodos alternativos para tornar os seus produtos mais atrativos e acessíveis e, por conseqüência, isso pode provocar plena oferta de emprego e a possibilidade de alocação dos fatores de produção entre as diversas empresas na busca da excelência, e da eficácia e eficiência no seu negócio.

Já no âmbito Macroeconômico, a empresa se preocupa com sua estrutura institucional, quando se mantém alerta para as mudanças nas políticas econômicas que possam afetar seu ambiente de decisão, definindo assim, se a estratégia adotada enfrentará não só os concorrentes diretos como a CATTAN ou a DISTRIBUIDORA SÃO PAULO, varejistas em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes resguardando o crescimento da empresa e sua manutenção no mercado cada vez mais desafiador.

Antunes (2000) colabora trazendo o seguinte ponto de vista: “o novo rumo da economia encontra-se fundamentado em idéias. Profundas modificações na estrutura e na administração das empresas serão essenciais para sobrevivência.” (ANTUNES, 2000). Dessa forma, baseado nas palavras de Antunes (2000), fica claro que constantemente as empresas devem se renovar e até se reinventar, nunca afastadas das atuais perspectivas econômicas dos ambientes nas quais estão inseridas, sob pena de não conseguir acompanhar os rumos econômicos do mercado local e não lograr êxito no seu propósito empresarial. A Gilmara Confecções, não diferente das perspectivas ora apresentadas, procura ao efetuar a aquisição dos seus materiais para comércio, levar em consideração a inflação praticada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com