TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Artigo: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA – ISEF

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL

PROFESSORA: ROSA LEAL

PERÍODO V

PATRICIA AUZENI DO NASCIMENTO FERRAZ GUIMARÃES

PORTFÓLIO

(LITERATURA INFANTIL)

FLORESTA – PE

SETEMBRO/2013

PATRICIA AUZENI DO NASCIMENTO FERRAZ GUIMARÃES

PORTFÓLIO

(LITERATURA INFANTIL)

Este documento tem por finalidade, colocar em pauta as atividades vivenciadas durante a disciplina de Literatura infantil, orientado pela professora Rosa Leal, no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Floresta, com requisito para atribuição de notas.

FLORESTA – PE

SETEMBRO/2013

SUMÁRIO

1 - INTROCUÇÃO 04

2 - DESENVOLVIMENTO 05

3 - CONCLUSÃO 10

ANEXOS I 11

1 - INTROCUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade evidenciar as atividades trabalhadas nas aulas de Literatura Infantil, no qual relataremos os trabalhos realizados no decorrer do período, descrevendo as atividades vivenciadas que contribuirão para construção do conhecimento e para nossa formação pedagógica.

Nessa perspectiva, o portfólio se torna um documento dinâmico de suma importância para nossa formação. Pois, será através dele que resgataremos todos os trabalhos realizados, seja na sala de aula ou em grupos, onde destacaremos as informações que ficaram gravadas na memória; na qual colocaremos em evidencia na construção de um relatório que tem por finalidade qualificar e acompanhar o nosso processo educativo, como forma de reflexão, sobre a importância do ensino de literatura para o desenvolvimento da criança.

2 - DESENVOLVIMENTO

No presente trabalho irei relatar as atividades vivenciadas na sala de aula, na qual a professora utiliza uma metodologia lúdica, nos relatando fato importante para o desenvolvimento de ações pedagógicas prazerosas e dinâmicas. Desse modo, o aluno terá maior facilidade em assimilar os conteúdos e compreenderá a importância do ensino de literatura infantil para a formação da criança, tornando-a uma pessoa crítica e reflexiva, nas relações sociais, sendo capaz de ser um construtor e transformador de suas ações.

Nessa perspectiva, a professora Rosa Leal, em seu primeiro encontro, em 22/07/2013, apresentou a ementa da disciplina Literatura Infantil, com objetivo de informar como será feito o seu trabalho no decorre do semestre. Agraciou-nos com uma mensagem de motivação e foi realizada uma breve reflexão sobre a concepção de literatura; sobre a importância da literatura no processo de ensino-aprendizagem e da contribuição da mesma para o desenvolvimento cognitivo da criança. Também nos foi apresentado à distinção de literatura e linguagem. Por sua vez a literatura distingue de linguagem por ser a arte das palavras, por ser a recriação das palavras e da criatividade do artista. Já a linguagem divide-se em plurissignificativa, sendo uma linguagem conotativa e a linguagem pessoal, por cada ser tem uma forma de interpretar.

No segundo encontro em 26 de julho de 2013, a professora fez a recapitulação do conteúdo fazendo as seguintes indagações: O que é literatura? O que é literatura Infantil? Que concepções têm de criança? Você Já leu alguma obra literária infantil? Qual? Quem era o seu autor? Você conhece algum escritor de literatura brasileira? Qual?, com objetivo de avaliar o conhecimento prévio dos discentes. Definiu que literatura é a arte de compor escritos artísticos, seja em prosa ou em verso, seguindo os princípios teóricos e práticos. Da importância da literatura para o desenvolvimento da criança ou de qualquer pessoa que se envolva com as obras literárias irá despertar a imaginação como desencadeiam para a busca da vontade de ler; amplia a visão de mundo nos inserindo a cultura e o conhecimento proporcionando momentos em que a literatura tenha vez de transformar mentes passivas em mentes construtoras de mudanças, na qual informa, promove reflexões críticas e atribuem conclusões próprias a cada leitor.

Na aula seguinte em 02 de agosto de 2013, foi realizado um breve relato histórico sobre literatura, onde foi distribuído cinco texto, com objetivo de ler, identificar e apresentar elementos do texto que evidenciem a importância da literatura infantil. O grupo 03 ficou representado por Clemilda, Kelly Larissa, Jacielma e Patrícia. Ficamos com o texto: “A importância da utilização da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança”, escrito por Ferreira, C. Fernanda e Pretto, Valdir, no qual destacamos os pontos principais. Esse texto nos mostra que a literatura infantil é criada sempre atenta ao nível do leitor e a que se destina.

Segundo as autoras a literatura infantil vem sendo criada sempre atento ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação espaço ideal da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com