TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Artigos Científicos: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  7.622 Palavras (31 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 31

1. INTRODUÇÃO

Pesquisa e Prática Profissional & Materiais Didáticos.Tem como objetivo orientar e auxiliar o estudante (do curso de Pedagogia) a compreender vários aspectos que envolve a formação.

Exemplos:

- Definições de educação e importância para atuação do professor no contexto educacional ;

- Atuação do professor pesquisador;

- Evolução dos recursos didáticos ao longo da história da educação;

- Importância da pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente nos diferentes níveis/etapas e modalidades escolares;

- Importância dos recursos para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas escolas propostas por Justino (2011) do livro Pesquisa e recursos didáticos;

- Como inovar a prática pedagógica utilizando materiais didáticos como ferramentas de apoio na educação;

O trabalho possibilita ao futuro professor compreender a dimensão dessa profissão e a relevância do desenvolvimento de habilidades necessárias para a investigação na área educacional, permitindo a compreensão da prática por meio do conhecimento teórico.

A comunicação entre os seres humanos se desenvolve por vários meios, cada vez mais sofisticados. É importante que a educação, cujo principal objetivo é a formação integral do homem busque um constante aprimoramento para alcançar satisfatórios objetivos.

2. DESENVOLVIMENTO

Os recursos necessários ao docente

Ensino, pesquisa, recurso didático, dentre outros recursos relacionados à educação que são extremamente importantes na vida escolar de um aluno e na jornada profissional de um professor.

Segundo Maroto (1995, p.3) educação é definida como “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc,”. A educação está inserida num contexto mais amplo, no qual existem vários envolvidos no processo de aprendizagem além do conteúdo, professor e aluno. É um campo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem .

Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc.”. Para Landim (1997), ensino está ligado às atividades de treinamento, adestramento, enquanto educação concentra-se na prática educativa de modo geral.

A Pesquisa surgiu da necessidade do ser humano de buscar respostas, soluções para determinadas inquietações, perguntas, dúvidas sobre determinados assuntos leva-o a realizar investigações que possam respaldar os pensamentos e afirmações encontradas ou investigadas, e assim aprofundar ou obter novos conhecimentos. Pode-se dizer que a pesquisa está relacionada à construção de novas técnicas por meio da criação e exploração de realidades diversificadas.

Para Demo (1994, p.33), “na condição de principio científico, a pesquida apresenta-se como instrumentação teórico-metodológica para construir conhecimento. De acordo com Andrade (2001, p.121), pesquisa é o “conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos”.

O professor pesquisador pode encontrar na pesquisa uma grande aliada na formulação de seus conteúdos. A pesquisa pode auxiliar o docente como sujeito do processo educativo, através da busca pela formação continuada. Isso pode promover o desenvolvimento e a inovação na competência do conhecimento adquirido. O professor que pesquisa deixa de apenas reproduzir e transmitir conhecimento, passando a ser um sujeito ativo na construção e reconstrução do conhecimento.

Outro item relevante no contexto educacional é o material didático: a inclusão de materiais didáticos nas escolas aconteceu lentamente, pois vários educadores como Rousseau (1712 – 1758), Pestalozzi (1746 – 1827), Herbart (1776-1841), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932) e Montessori (1879-1952) procuraram estabelecer gradativamente as bases teórico-metadológicas para a utilização desses meios no processo educacional. Para esses educadores, o mais importante era aprender a aprender. Mas, qual é a definição de material didático? Segundo Karlling (1991) materiais didáticos são recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. As funções do material didático, segundo Nérici (1971,p.402), são:

1. Aproximar o aluno da realidade do que se quer ensinar;

2. Motivar a aula;

3. Facilitar a percepção e compreensão dos fatos e conceitos;

4. Concretizar e ilustrar o que está sendo exposto verbalmente;

5. Economizar esforços para levar os alunos à compreensão de fatos e conceitos;

6. Auxiliar a fixação da aprendizagem pela impressão mais viva e sugestiva que o material pode provocar;

7. Dar a oportunidade de manifestação de aptidões e desenvolvimento de habilidades específicas com o manusio de aparelhos ou construção dos memos, por parte dos alunos.

Existem diversos tipos de materiais didáticos criados para auxiliar no desenvolvimento do processo educacional. Nérici (1971) os classifica como:

a) Material permanente de trabalho

b) Material informativo

c) Material ilustrativo visual e audiovisual

d) Material experimental

Com o crescente desenvolvimento das tecnologias, muitos materiais foram aprimorados e modernizados. Karling (1991) apresenta uma nova classificação na qual as tecnologias preponderam sobre o modelo antigo. Eles podem ser classificados em:

• Recursos visuais;

• Recursos auditivos;

• Recurusos audiovisuais;

• Recursos múltiplos;

Os materiais didáticos dão muito importantes no contexto educacional pois valorizam o aprendizado do aluno contribuindo para uma aprendizagem significativa, despertam o interesse e incentivam a criatividade.

O professor pode inovar sua prática pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com