TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 3º Sem Administração Unopar

Ensaios: Portifolio 3º Sem Administração Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  2.368 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar como funciona uma empresa diariamente, vamos mostrar como e seu dia-a-dia,qual são seus clientes, seus fornecedores e tudo que a empresa faz para se manter atuando no mercado competitivo como o que é hoje em dia.

Falaremos sobre a Loja 1000 Tintas uma empresa nova no mercado que busca atender seus clientes da maneira mais eficaz possível para que possa adquirir crescimento profissional a seus funcionários e proprietário, e crescimento econômico para os mesmos!

2 CONTEXTO ADMINISTRATIVO

A empresa do qual falaremos no respectivo trabalho será a Loja 1000 Tintas,como vamos ver uma breve descrição abaixo:

Empresa: 1000 Tintas Loja de Materiais de Pintura e Complementos Automotivos e Oficina de Chapeamento e Pintura.

Razão Social: Ricardo de Marqui

Nome Fantasia: 1000 Tintas

CNPJ: 11.626.638.0001/59

Endereço: Rua General Canabarro,889 Centro

Cidade: Rosário do Sul – RS

Atuação: Area automotiva, atendendo à oficinas de chapeamento e pinturas de veículos

Funcionários: Conta com dois funcionários para o atendimento à clientes

Histórico: A Loja 1000 Tintas é uma empresa nova no mercado com apenas 03 anos de atuação no mercado

Organograma da Empresa: Organograma Circular ou Radial usado para ressaltar o trabalho em grupo: Chefe  Funcionários  Chefe

A teoria de Administração que mais se encaixa a essa empresa é a Teoria da Contingência, pois a empresa não esta inserida em um vácuo, ela esta envolta em um ambiente.

Assim, além de sofrer influencia do ambiente interno ,a empresa sofre influencia do ambiente externo, pois se as oficinas que são os principais clientes da loja não estiverem com fluxo de clientes não poderão comprar materiais para se abastecerem, e ao mesmo tempo se elas estiverem com um fluxo grande de clientes a loja por sua vez aumentará suas vendas.

Para que a empresa possa obter mais resultados, poderiam ser alteradas algumas formas de trabalho. Começando com estabelecer metas para que possa trabalhar para alcançar suas metas,organizar suas vendas aos clientes de forma que os mesmos que compram com notas para pagamentos em a cada 30 dias,seja estabelecido um prazo certo para o pagamento das mesmas, para assim não haver muita perda de capital.

Uma abordagem de Teoria de Administração mais moderna que podemos recomendar a empresa citada no estudo de caso seria a Reengenharia que é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

Com a indicação dessa nova abordagem a empresa isso ocasionará varias mudanças que irão melhorar suas vendas, aumentar seus lucros, atrair clientes que não compravam na loja, com isso ocorrerá a compra de mais produtos e isso consecutivamente aumentará o fluxo e os lucros da loja.

3 CONTEXTO ECONÔMICO

A Loja 1000 Tintas é uma microempresa que atua no mercado há apenas três anos, é uma empresa nova com pouca experiência. A empresa esta organizada da seguinte forma.Ela conta com dois funcionários, por ser uma empresa de pequeno porte não necessita de muitos funcionários, estes atendem ao publico na loja e também diretamente em oficinas agilizando assim o atendimento à seus clientes.

Os clientes dessa empresa variam muito, pois atende a todo tipo de publico com faixa etária muito variada com clientes com idade média de vinte ate sessenta anos ou mais, sendo que quase toda sua clientela é de homens, pois, o ramos do chapeamento e pintura automotiva não conta com muitas mulheres para exercer a profissão, na maioria dos clientes o grau de escolaridade é bem baixa pois muitos deles deixam ou deixaram de estudar e se aperfeiçoar pois necessitavam de trabalhar para poder ter uma vida melhor mais digna.

Como a loja vende produtos de marcas variadas do mercado, ela não tem um produto especifico de maior venda pois como foi dito anteriormente, ela atende a todo o tipo de cliente, desde o mais exigente ate o mais simples.O único produto que todos os clientes compram sem muitas escolhas é a tinta para repintura automotiva.Além de tudo isso a loja conta com seus clientes fixos, que são os que compram por notas para pagamentos mensais, além de vender com todos os cartões de crédito de debito e a vista.

A loja compra seus produtos de vários fornecedores, sendo eles de pequeno ate grande porte. Faz suas compras na maioria das vezes com prazo nos pagamentos como boletos dividindo os valores e facilitando assim o pagamento.

A loja não conta com muitos concorrentes na sua cidade, mas porém um grande problema são clientes que saem da cidade para buscar produtos em cidades vizinhas pois sempre se tem alguma variação nos preços.

Os consumidores e concorrentes são os fatores que mais influenciam nos valores dos produtos que são vendidos na loja 1000 Tintas, pois o cliente chega com um valor da concorrência e a loja por sua vez tenta bater esse valor para tentar ganhar o cliente

4 CONTEXTO CONTÁBIL

A loja 1000 Tintas conta com um apoio de um escritório de contabilidade, escritório esse que realiza toda a movimentação e organização dos papéis e documentos da empresa, sendo assim, ele apresenta mensalmente o fechamento da demonstração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com