TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Unopar, Primeiro Semestre

Artigo: Portifolio Individual Unopar, Primeiro Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 4

2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 5

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO 6

2.3 ORIGENS DE RECURSOS....................................................................................6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO ......................................................................................7

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO...........................................7

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................7

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS......... 10

1 INTRODUÇÃO

Dentro do contexto empresarial, podemos notar que a empresa é dividida em várias áreas específicas, onde os recursos são organizados para que o trabalho possa trazer resultados. Nesse trabalho, quero destacar a importância da administração dentro das organizações, pois sem uma administração segura, os resultados não serão como os esperados.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Dentro do Contexto Empresarial, muitos fatores podem influenciar o crescimento da organização, desde que tudo seja feito de forma eficaz, seguindo conceitos administrativos que poderão trazer resultados.

Todas as organizações, assim como pessoas, possuem características e necessidades próprias. E não poderia ser diferente, por mais que as conbinações dos recursos obedeçam a determinados padrões, as organizações serão diferentes, pois elas são compostas por pesoas, possuem culturas, valores, missões e outras tantas características que as tornam únicas. (SILVA, Mônica Maria, 2010, p. 11).

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas, fazem parte de uma estratégia usada para implantar a administração dentro de uma organização. Inicialmente as funções Administrativas eram, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Planejar: definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos"

Organizar: organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.

Comandar: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito.

Coordenar: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Controlar: Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.

2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

Quem criou o conceito das funções administrativas foi o francês Henri Fayol, que acreditava que as empresas deviam aplicar as funções administrativas para se ter um crescimento.

2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Ao longo do tempo, houve a necessidade de mudar as estratégias da administração, e vários fatores influenciaram a mudança das funções administrativas. Inicialmente, a teoria clássica da administração, elaborada por Henri Fayol, definia a empresa como um todo, onde o administrador tinha uma visão “de cima para baixo” da empresa, uma visão gerencial onde o administrador ditava as regras e o que era para ser feito dentro da empresa.

Com o passar do tempo, as mudanças foram acontecendo e as empresas sentiram a necessidade de mudar sua forma de administração. Foi aí que outras teorias surgiram, e se houve a necessidade de mudar as funções administrativas. A teoria clássica de Henri Fayol, via a empresa como um sistema fechado, e isolado do ambiente, além disso, Fayol focou na administração clássica a obcessão pelo poder e altoridade dentro da empresa, e esses conceitos com o tempo precisaram ser alterados, com o surgimento de novas teorias administrativas, como as teorias de Taylor e Ford.

Uma diferença que Henri Fayol tinha dos mais famosos e principais contribuidores das teorias administrativas, Taylor e Ford, é que Fayol acreditava que a empresa era um todo, funcionava em sinergia, por isso cuidava da empresa de cima para baixo. Ou seja, a diferença é que Fayol possuía uma visão de Gerência ou Direção da empresa (de cima para baixo, como em uma pirâmide com hierarquias). PontoABC. Funções da administração Disponível em: < http://www.pontoabc.com/funcoes-da-administracao.html>. Acesso em 01 mai. 2013.

Atualmente, as funções administrativas mais usadas são:

Fixar objetivos (planejar);

Analisar: conhecer os problemas;

Solucionar problemas;

Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

Negociar;

Tomar as decisões (rápidas e precisas);

Mensurar e avaliar (controlar).

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

Segundo Clovis Luiz Padoveze (2000, p. 36), o patrimônio pode ser entendido como “o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

Raimundo Ben Athar (2005, p. 7), define que o “Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades”.

Osni Moura Ribeiro, descreve em seu livro, Contabilidade Fundamental 1 (2000), que, “Patrimônio é o conjunto de Bens direitos e obrigações de uma entidade, avaliados em moeda”.

2.3 ORIGENS DE RECURSOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com