TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Trabalho Universitário: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LUCIANA APARECIDA BERNARDES FERREIRA

O Mercado e a Gestão de Pessoas na Atualidade

Cachoeiro de Itapemirim

2011

LUCIANA APARECIDA BERNARDES FERREIRA

O Mercado e a Gestão de Pessoas na Atualidade

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica e Social.

Profs. Uysses Januzzi

Henry Nonaka

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Joenice Leandro Diniz

Cachoeiro de Itapemirim

20111

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 5

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 17

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. 18

1 – INTRODUÇÃO

A importância de estudarmos os tópicos propostos: teorias da administração, relações interpessoais, tecnologia e desenvolvimento humano, analise econômico social.

A importância de estudar teorias da administração e que temos a real dimensão dos grandes pensadores do final da ciência estudada e consequentemente termos uma melhor visão de teorias e praticas de administração.

Em relações interpessoais vimos que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que podem motivar ou não, e por esse motivo o estudo do tema é tão importante.

Mas também tem a tecnologia e desenvolvimento humano As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, mas isso não acontece por simples luxo, mas sim porque o avanço tecnológico é cada vez mais necessário para o desenvolvimento da humanidade.

Ao findar deste trabalho esperamos ter conseguido apresentar o gestor de Recursos Humanos, como uma ferramenta importante para as empresas e em se investindo neste profissional as mesmas estarão fazendo com que grande parte dos problemas interpessoais, tecnológicos, motivacional etc. deixe de existir.

Podemos afirmar que a tecnologia move o mundo, as empresas não sobrevivem sem ela. A tecnologia faz parte da vida das empresas, sem ela é impossível executar um trabalho com sucesso. A qualidade e a excelência nos processos tecnológicos são de forma que ajude as empresas manter seus níveis de qualidade superior, leve credibilidade e valorização nos serviços e produtos oferecidos. A economia fornece aos administradores subsídios técnicos a fim de alocar recursos, contratar pessoas ou mesmo imprimir determinado preço a uma mercadoria produzida. O administrador que domina os campos da economia é instrumento fundamental para a empresa. A inovação, motivação, tecnologia das organizações é o que define o sucesso da atuação do gestor em Recursos Humanos em uma empresa.

2 – DESENVOLVIMENTO

Teorias da Administração

Para termos mais clareza do tema proposto vamos fazer uma breve viagem aos primórdios das Teorias Administrativas, buscando suas origens a partir da chegada da Revolução Industrial onde notamos que a economia, deixou de ser artesanal e manufatureira e passou a ser industrial e mecanizada.

A Revolução Industrial lançou a base de um novo tempo no mundo das organizações empresariais. Além do desenvolvimento das máquinas, deu origem ali à divisão do trabalho como conhecemos hoje, aumentou a rede de transporte, ampliou e melhorou as comunicações.

Segundo os principais historiadores ocorreram duas revoluções indústrias, a Primeira (1780/1840) e a Segunda (1840/1895), ambas originadas na Grã-Bretanha, o País onde tudo estava preparado para serem os pioneiros da Revolução Industrial.

O resultado desse turbilhão de novos acontecimentos criou-se alguns paradigmas de administração, onde ocorreu a defesa da racionalização da produção, divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial.

A partir daí deu-se origem a duas teorias de administração nas empresas, a teoria da administração científica e a teoria de administração clássica. Passaremos rapidamente por ambas:

Teoria da Administração Científica

Em busca de uma organização que enfatiza tempos, métodos, divisão do trabalho dá origem a administração científica. Esta necessidade busca garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. O precursor deste método foi Frederick Taylor (1856-1915) na virada XIX, quando foram empregados estudos aplicando estas ideias.

Os princípios destes métodos segundo são Seleção Científica do Trabalhador; Tempo-padrão; Plano de Incentivo Salarial; Trabalho em Conjunto; Gerentes Planejam Operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com