TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Monografias: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  4.196 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por quê?

Em exercício máximo pode chegar atingir próximo de 180 litros por minuto. Com frequência respiratória em torno de 50 incursões por minuto em um volume corrente de 3,6 litros. Há um aumento de 30 vezes em relação ao repouso que é de 6 litros.

2) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?

Sistólica: é a maior pressão alcançada no interior d artéria aorta, logo após a sístole ventricular. Que em repouso fica em torno de 120 mm hg.

Diastólica: é a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso é em torno de 80 mm hg.

3) Qual o comportamento das pressões arteriais sistólica e diastólica durante o exercí¬cio?

No exercício quanto o tempo maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole, porém, com a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício, o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.

4) O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?

É o percentual relativo a quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole, em repouso em torno de 58%, em exercício alta intensidade chega a 75%. Porque a cada aumento de intensidade é necessário um maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes para as células musculares utilizadas.

5) Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados e treinados?

Em indivíduos treinados a FC no repouso é menor do que em indivíduos destreinados, por que em indivíduos treinados o volume sistólico é maior e bombear aproximadamente 5,0 litros de sangue para o corpo com um volume sistólico maior permite que a FC seja menor. Então quanto maior o volume sistólico no repouso, menor será a FC.

6) Segundo o ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardior-respiratória?

1 – frequência semanal, recomendasse de 3 a 5 sessões por semana.

2 – intensidade, esta variável mais importante para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório de 65% a 90% da fc máxima.

3 – tempo, a recomendação da ACSM, é de 20 a 60 minutos de duração.

4 tipo, sistema energético predominante aeróbio (caminhada, corrida, ciclismo, natação).

5 – divertimento, atividade que seja agradável.

7) Qual o comportamento do débito cardíaco durante o exercício em indivíduos des¬treinados e treinados?

Em repouso próximo de 5,0 litros por minuto, com aumento da intensidade do exercício, aumente o débito cardíaco, até alcançar valor Maximo.

Em destreinados pode ser aproximado de 20 litro p minuto, em treinados pode ser próximo de 40 litros por minuto. Quanto maior o débito cardíaco, maior será a capacidade de se exercitar em intensidades maiores. Durante o exercício, o aumento do débito cardíaco acontece devido ao aumento da FC e do volume de ejeção.

8) Defina consumo máximo de oxigênio e relate como ele pode ser expressado.

É a mais alta captação de oxigênio alcançada por um indivíduo utilizando grandes grupos musculares. É a capacidade do sistema cardiorrespiratório de enviar sangue oxigenado para musculatura ativa durante uma atividade física. Este pode ser expresso em valores relativos ou absolutos em relação a massa corporal total.

9) Cite pelo menos três atividades em que o consumo máximo de oxigênio é alto.

Corrida, ciclismo e natação. Porque nessas atividades a eficiência do sistema aeróbio é fundamental para um bom desempenho.

10) Após ler sobre o assunto, o que é necessário modificar em um treinamento para melhorar o consumo máximo de oxigênio? Descreva por meio de qual atividade, volume (tempo), frequência semanal e intensidade, poderemos atingir o objetivo.

Devemos aperfeiçoar o treinamento de forma a atingir os grandes músculos seja com corrida, natação ou ciclismo. Atividades que durem entre 20 e 60 minutos com uma frequência de 3 a 5 vezes por semana, contemplando todas as variáveis, intensidade, frequência e volume.

11) A avaliação precisa do VO2max pode ser utilizada para quais finalidades?

Determinação do nível de condicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com