TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1.Conceitue (2 pontos):

- Remuneração.

De acordo com Idalberto Chiavenatto o salário pode ser direto ou indireto. Salário direto é aquele percebido exclusivamente como contraprestação do serviço do cargo ocupado. A compensação indireta é o salário indireto decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de beneficios e serviços sociais, oferecidos pela organização. O salário indireto inclui: férias, gratificações, gorjetas, adicionais, participação dos resultados, horas extras,etc. A soma do salário direto com o salário indireto constitui a remuneração.Em outros termos, a remuneração constitui tudo quanto o funcionário aufere direta ou indiretamente como consequencia de trabalho que ele desenvolve na organização. Assim, remuneração é genero, e salário é especie.

- Salário contratual

De acordo com Idalberto Chiavenato, salário contratual, é a retribuição em dinheiroou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta.

- Ajuda de custo

Ajuda de custo é um valor que o empregador paga ao empregado, especificamente para reembolsar as despesas geradas por mudança do empregado do seu local habitual de trabalho, ou seja, quando ele é transferido para trabalhar em outra cidade.

- Contribuição previdenciária – patronal.

Através da Lei 12.546/2011 foi instituída a CPRB - contribuição previdenciária da folha de salários para a receita bruta ajustada, abrangendo, inicialmente, as empresas de Tecnologia da Informação – TI, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Call Center e aquelas integrantes dos segmentos de vestuário e calçadista.Posteriormente, novas alterações legislativas ampliaram a exigência para diversos setores. A CPRB foi regulamentada e normatizada pelo Decreto 7.828/2012 e Instrução Normativa RFB 1.436/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com