TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Trabalho Universitário: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  5.666 Palavras (23 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 23

Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortográfico:

“O pronunciamento do parlamentar na _____________da peça de teatro teve repercussão na impressa, de modo que o outro Deputado o desembarcar do seu _____________ rumo à cidade de _____________, no estado do _____________ também falou sobre o assunto: Os que ________________ jornais saberão do que estou falando”

Estréia – vôo – Parnaíba – Piauí – lêem

Estreia – vôo – Parnaiba – Piaui – lêem

Estreia – voo – Parnaíba – Piaui – leem

Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – leem

Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – lêem

Questão 2 Nota: 0,30

Considere o seguinte parágrafo, que inicia o conto “A noite em que prenderam Papai Noel”, de José Eduardo Agualusa:

“O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caía em tumulto pelo peito. Estilo? Não: era apenas miséria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-de-rosa, sempre escondidos por detrás de uns enormes óculos escuros. Naquela época já nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra côdea de pão descoberta nos contentores. À noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina.”

A primeira frase do texto fala da barba do velho Pascoal e diz que ela “lhe caía em tumulto pelo peito”. Para introduzir essa informação, o autor empregou o pronome relativo QUE. Se o trecho fosse alterado com a intenção de se empregar, dentro das normas da língua padrão, um outro pronome relativo, o resultado poderia ser o seguinte:

Esta é a história de um velho chamado Pascoal, no qual a sua barba caía em tumulto pelo peito.

Vou falar de um velho chamado Pascoal, de quem a barba lhe caía em tumulto pelo peito.

Estou falando do velho chamado Pascoal, aquele da barba caindo em tumulto pelo peito.

Conheci um velho chamado Pascoal, cuja barba lhe caía em tumulto pelo peito.

Ouvi contar que um velho chamado Pascoal tinha uma barba em que tumultuava pelo peito.

Questão 3 Nota: 0,30

Leia o texto para responder à questão:

A vida de um desempregado é horrível, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salários, contatos profissionais, prestígio e ( quando se é católico) até o resgate do pecado original e o bilhete de ingresso para o paraíso. Portanto, se falta o trabalho, falta tudo. Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem um emprego. Com uma frequência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz.

( DE MASI, Domenico. In: O sócio criativo. Rio de Janeiro: Sestante,2000.)

Sobre o texto é correto afirmar:

O autor utiliza apenas de um tempo verbal, o Presente do Indicativo.

Em momento algum, o autor distancia-se da linguagem formal.

O texto é predominantemente descritivo.

Ao ilustrar a dependência do homem em relação ao trabalho, no primeiro parágrafo, o autor finaliza essa ilustração de forma irônica.

Ao se tentar convencer o leitor, no texto, destaca-se a função apelativa da linguagem.

Questão 4 Nota: 0,40

No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. Reescrito, assinale a alternativa em que o trecho encontra-se corretamente pontuado.

No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.

Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.

No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.

Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.

No entanto o panorama, da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.

Questão 5 Nota: 0,30

“Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com