TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio De Didática

Artigos Científicos: Portifolio De Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM

PORTFÓLIO DE DIDÁTICA

LYNDA CRISTHIAN GONÇALVES FERREIRA

PARACATU – MG

2014

LYNDA CRISTHIAN GONÇALVES FERREIRA

PORTFÓLIO DE DIDÁTICA

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Didática

Prof. Cíntia de Mendonça Borges Botelho

AGOSTO

2014

Introdução

O presente portfólio tem como objetivo realizar uma análise criteriosa em relação à disciplina de Didática, tão importante para o enriquecimento de nossos conhecimentos e aplicabilidades no cotidiano de nossa vida profissional. Serão apresentadas também as dificuldades em relação ao conteúdo estudado. Para isto, foi levado em consideração o estudo de tal assunto no Guia de Estudo do curso de Graduação em Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM).

A disciplina foi apresentada pela professora – conteudista Cíntia de Mendonça Borges Botelho O guia de estudo foi organizado pela professora Ms. Valéria de Fátima Souza, sendo o guia de fácil entendimento e contendo uma linguagem objetiva e enriquecedora para a formação dos futuros docentes. Suas abordagens diretas aos assuntos facilitaram a compreensão das matérias. Sua forma de exposição e questionamentos dos temas facilitou em muito o desenvolvimento do nosso aprendizado, haja vista ser uma disciplina imprescindível no curso de Pedagogia, uma vez que leva o acadêmico a conhecer a teoria e a pratica de ensino e perceber a importância da área enquanto situação de reflexão da educação.

O estudo da disciplina de Didática tem por objetivo nos levar a compreender que o ensino é uma prática que exige do profissional uma constante atualização e reformulação dos conhecimentos, metodologias e estratégias para atender as exigências de uma sociedade que está em constante evolução.

De acordo com o que foi estudado nesta disciplina, pude perceber que os tópicos ora desenvolvidos são de grande importância para o entendimento da disciplina de Didática, destacando ainda a importância de aprofundarmos nosso conhecimento para uma melhor execução de nossas atividades profissionais.

Durante o encontro presencial, a tutora Renata nos apresentou a ementa da disciplina, nos relatando o que de mais importante iríamos estudar. A mesma também nos orientou a cerca da oficina que realizamos, na qual nos foi proposto que víssemos um vídeo e posteriormente fizéssemos as atividades relacionadas com o mesmo.

O guia de estudo foi consultado dia-a-dia e os assuntos foram ainda mais aprofundados com pesquisas externas em fontes diversas, como os vários textos que foram disponibilizados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), o que nos mostrou a importância, a complexidade e a magnitude da disciplina.

Didática para ma boa Prática Pedagógica.

O presente guia foi divido em 8 unidades: 1- O Campo de Estudo da Didática; 2- A Didática e suas Diferentes Abordagens; 3- Objeto de Estudo da Didática: O Processo de Ensino Aprendizagem; 4- A Didática e a Formação de Professores; 5 – A Didática e os Componentes do Processo de Ensino Aprendizagem; 6 – Tendências Pedagógicas e Docência; 7 –Planejamento e Educação; 8 – Avaliação da Aprendizagem. Os estudos realizados através da disciplina de Didática colaboram significativamente para o entendimento do modo como devemos dinamizar o processo de ensino-aprendizagem bem como conhecer a teoria e a prática de ensino e perceber a importância da área enquanto situação de reflexão e da educação.

De acordo com LIBÂNEO (1991), Didática é a disciplina que vai direcionar seu enfoque para a educação escolar, investigando os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.

Na unidade I – - O Campo de Estudo da Didática nos mostra que sendo uma área da Pedagogia, a Didática tem no ensino seu objeto de investigação. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação, através do ensino. Também nos foi proposto que fizemos a leitura do texto: O Papel da Didática na Formação do Educador, através dele pude perceber quão grande é a importância do estudo de didática para a formação do profissional da educação.

O educador pode ser entendido como um construtor da história, na medida em que, para isso, atue conscientemente. Ele pode fazer a diferença no mundo e na sociedade dependendo da maneira como ensina seus alunos. Quando este pratica uma educação libertadora, a sociedade irá sofrer grandes transformações. A didática deve ser uma maneira crítica de desenvolver a prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.

Segundo LIBÂNEO (1994), A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-social; a formação técnico-prática, visando à preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática, as metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.

Desta forma a didática se coloca como uma ponte entre o saber cientifico e a pratica, Ela opera como que uma ponte entre “o que”e o “como” do processo pedagógico escolar. Todo processo de formação de educadores –especialistas e professores- inclui necessariamente componentes curriculares orientados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com