TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 04 Sem Adm

Trabalho Universitário: Portifolio Individual 04 Sem Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  4.230 Palavras (17 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos estudados em aula durante o 4º semestre acerca das disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário. Cada uma das sínteses apresentadas contará com os principais conceitos das disciplinas, bem como a importância de tais disciplinas para os gerentes e empresários que administram pequenas e grandes empresas.

Neste trabalho, também será apresentada uma entrevista realizada em uma empresa de energia elétrica, que tem como visão: “Da geração à distribuição, para além da energia.”. Esta entrevista foi norteada por algumas perguntas pré-estabelecidas como: se a empresa emite ou não demonstrativos dos seus resultados ao final de cada mês; e quais produtos financeiros o gestor tem vontade de aplicar na empresa.

Para finalizar o trabalho, será realizada uma análise da entrevista a partir dos conceitos apreendidos durante o semestre a fim de se observar o comportamento da empresa diante do mercado no atual momento. Ademais, serão abordados os problemas que atingem a empresa bem como as soluções para um possível melhoramento.

2 DESENVOLVIMENTO

Diversas situações do cotidiano fazem com que as empresas se organizem de uma melhor forma para atingir o crescimento em grande escala. Para tanto, utilizam ferramentas da administração como a administração financeira e orçamentária, mercado de capitais e direito tributário, cujos principais conceitos serão tratados a seguir.

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A administração financeira e orçamentária proporciona auxílio diante a gestão das empresas colaborando para o desenvolvimento e o desempenho financeiro visando o aumento de riquezas, ampliação do lucro. A mesma age produzindo informações para que todos possam avaliar seus resultados e saber onde os recursos foram aplicados, podendo ser analisados, entendidos para que as melhores decisões sejam tomadas pelas empresas. O conteúdo proposto apresenta técnicas de análise e elaboração ampliadas para que seja de maior compreensão para se desenvolverem tais atividades nas organizações.

Uma de suas finalidades é disponibilizar conhecimento sobre o ambiente e seu objetivo, a relação entre empresa e mercado financeiro, decisões financeiras, orçamento de capital e técnicas de orçamento de capital, operações de crédito, fontes de recursos, operações de crédito, fluxo de caixa, planejamento financeiro e estratégico, orçamento de receitas e vendas, estruturação de plano de negócios, entre outros conceitos mais aprofundados. Esses conceitos auxiliam em uma eficácia maior na gestão de recursos, aumentando a segurança na captação de recursos, evitando fraudes, perdas, e focando sempre no crescimento.

Um dos seus objetivos é proporcionar um entendimento sobre o ambiente no qual está envolvida, onde a competividade suscita a necessidade de recursos diferentes para investimento no mercado, quando a lei da oferta e procura está em alta, e o capital de giro se torna um aliado para desbancar a concorrência. Nesse momento a administração financeira e orçamentária serve de auxílio, pois quanto maior a competividade menor é o nível de aceitação de erros nas escolhas a serem feitas, aonde o reflexo nos valores de custo e preço resultam na lucratividade, juntamente com a escassez de capital, o que gera a necessidade de uma ótima gestão. Nesse meio do Mercado Financeiro, de um lado a empresa precisa investir e, do outro, o mercado é conduzido pela lei de oferta e procura qualquer resolução definida perante as finanças de uma organização; assim, é desígnio da administração financeira maximizar o valor da empresa e prezar um bom resultado financeiro. Quando uma empresa necessita de recursos, ela precisa de um planejamento financeiro, o orçamento de capital serve para que esse planejamento justifique ou não a aquisição desses recursos. Horngren, Datar e Foster fortalecem a importância do planejamento (2004, p.165):

os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evitá-los.Em vez de enfrentarem problemas futuros,os gerentes podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades.

O orçamento visa verificar se esse projeto em análise para investimento desses recursos terão o resultado esperado ou não, contribuindo para evitar prejuízo, esses recursos para investimento podem ser de curto ou longo prazo. A comparação da variação econômica antes e depois do investimento é fundamental como início do processo de análise desse orçamento e é feita através do custo de oportunidade, ou seja, o retorno que o decisor estima resultar se não fizer o investimento em análise. Outros métodos de avaliação são o payback simples e payback efetivo.

Alguns gestores optam por financiamentos e empréstimos para conseguir capital, para investimento, que pode ser de curto e longo prazo como mencionado anteriormente. Se o pagamento desses financiamentos for efetuado através de prestações, é importante que o cálculo das mesmas sirva como impacto para análise desses resultados. Em situações como essa, a administração financeira volta a colaborar por meio do planejamento financeiro, o qual visa demonstrar o conjunto de ações para captação de recursos, o planejamento específico demonstra os meios que a empresa utilizará para alcançar seus objetivos.

Circundando esse conhecimento, entender sobre os diversos tipos de orçamento é essencial para a saúde financeira da empresa, pois são os orçamentos que oferecem maior segurança para as decisões futuras da empresa, esclarecendo dúvidas, oferecendo possibilidades e mais segurança para os gestores, desde o orçamento operacional que engloba levantamentos da projeção de vendas, os gastos com matéria- prima e mão de obra e as despesas de comercialização e vendas ao orçamento financeiro que conglomera as informações geradas do orçamento operacional são projetados o fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício, podendo assegurar a transitabilidade do orçamento realizado. Frezatti descreve sobre a importância do orçamento nas metas a serem alcançadas pelos gestores e pelas empresas.

(...) o orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. (Frezatti 2007, p.46)

Assim, é de excelente fonte aplicar o orçamento dentro da gestão das empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com